Proibido livro “Cem melhores contos brasileiros do século” para ensino publico


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) proibiu, em decisão liminar, nova distribuição de exemplares do livro Cem melhores contos brasileiros do século a alunos da rede pública de ensino. Segundo a decisão, divulgada nesta quinta-feira, há contos no livro que evidenciam “elevado conteúdo sexual, com descrições de atos obscenos, erotismo e referências a incestos”.

De acordo com a liminar, os textos contestados são impróprios para estudantes que têm entre 11 e 17 anos, “sem desmerecer, em hipótese alguma, a qualidade técnica e literária das obras”.

Com relação aos livros já distribuídos aos alunos, a Justiça entendeu que o eventual desrespeito à dignidade das crianças e adolescentes já teria se consolidado e, portanto, seria ineficaz o recolhimento das obras.

A liminar proíbe a Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo a distribuir, a qualquer aluno, exemplares do livro até o julgamento definitivo da ação. A secretaria deve providenciar o recolhimento dos exemplares que, eventualmente, ainda estejam em poder das escolas, ou seja, que ainda estejam aguardando distribuição.

Em caso de descumprimento, foi fixada a multa no valor de R$ 200 por cada exemplar da obra que venha a ser distribuído.

Confira  a decisão liminar na íntegra.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Sonia Carneiro Leão  On novembro 21, 2010 at am:34 am

    Difícil se dizer qual o momento certo em que uma criança ou um adolescente pode ter acesso a uma determinada obra, informação, conhecimento.
    Toda atitude tomada por um adulto que preceda ao momento maturacional de uma criança ou adolescente é considerada abuso.
    Devemos nos proteger dos abusos,todos nós. Lutar contra eles é um dever ético. Falhas éticas não podem percorrer impunemente a nossa sociedade sob o risco de disseminar violência.
    Sonia

Trackbacks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: