Novo Governo: Giles Carriconde Azevedo será chefe de gabinete de Dilma


O gaúcho Giles Carriconde Azevedo vai ser o chefe de gabinete de Dilma Rousseff na Presidência.

Ao lado de Dilma Rousseff há 20 anos, Giles oferece contraponto à personalidade forte da presidente eleita.

Nem a rotina de doze horas de trabalho diárias e as centenas de noites mal dormidas durante a campanha eleitoral tiram a calma do auxiliar, chamado a compor a equipe de transição de Dilma como coordenador técnico.

Continua a cargo dele, portanto, a função de organizar a atarefada agenda da presidente, como uma espécie de homem-calendário, com salário de 11.179 reais. O talento tende a ser aproveitado no governo Dilma. É um dos mais cotados nomes para a chefia de gabinete da Presidência. Avesso a entrevistas, ele evita tocar no assunto, mas não nega ter currículo para o cargo.

Amizade – A longevidade da amizade entre Dilma e Giles garante a confiança da presidente nele. O auxiliar foi uma das raras pessoas a quem ela confidenciou que seria candidata à Presidência da República. E uma das únicas a conversar com a presidente eleita sem intermediários e fora do horário de serviço. Giles costuma ser o primeiro a saber de (quase) tudo o que se passa na cabeça de Dilma.

A relação da dupla começou na Secretaria de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, seguiu adiante no Ministério de Minas e Energia e na Casa Civil, onde ele foi chefe de gabinete e secretário-executivo adjunto. Subordinados o definem como incansável, justo e profissional.

Fora do escritório, Giles faz questão de preservar os laços familiares. Avalia como hobby buscar os dois filhos – um de quatro anos e outro de sete – na escola. Geólogo por formação, costuma se aventurar em trilhas.

Nas vezes em que viajou com Dilma, contudo, o roteiro foi bem diferente. Eles foram juntos para Alemanha, Itália e Canadá. As fotos das viagens estão guardadas a sete chaves – o que convém ao estilo reservado de Giles.

Em pelo menos uma ocasião ele substituiu a chefe. Em 28 de dezembro de 2009, durante as férias de Dilma, Giles assumiu o posto de ministro da Casa Civil. A secretária-executiva da pasta, Erenice Guerra, foi preterida. Estranhou-se em Brasília o fato – sinal de que Giles já era mais forte do que se imaginava.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Domingos Sávio Campos dr Azevedo  On novembro 9, 2013 at pm:45 pm

    Giles me manda o teu E-Mail pessoal, o meu é professor-savio@bol.co.br

  • CARLOS ANTÔNIO GONÇALVES DA ROSA  On agosto 26, 2012 at am:46 am

    Prezado Dr.Giles, Bom Dia.
    Mais uma vez se faz necessário vosso auxílio quanto ao pleito dos servisores do DNPM – FUTURA AGÊNCIA DE MINERAÇÃO, CUJO PROJETO ENCONTRA-SE EM TRÂMITE NA CASA CIVIL.
    Ontem tivemos mais uma rodada de negociação, com o MPOG e SINAGÊNCIAS/ANSDNPM, cujo resultado atende quase integralmente as reivindicações dos servidores das Agências Reguladoras e deixou de fora completamente os servidores do DNPM em suas reivindicações, que é a pura e simples EQUIPARAÇÃO ENTRE AS TABELAS DO DNPM COM AS TABELAS DO SINAGÊNCIAS, UMA VEZ QUE, A PRÓPRIA PRESIDENTE DILMA E SEU CORPO DE GOVERNO RECONHECEM O DNPM, COMO A PRIMEIRA E A MAIS ANTIGA AGÊNCIA REGULADORA EM ATIVIDADE NO PAÍS.

    Vossa Senhoria é um conhecedor pleno da importância do DNPM, como órgão REGULADOR, FOMENTADOR, FISCALIZADOR e OUTORGADOR que desde à época do Império foi e ainda é a CASA DA GEOLOGIA, DA ENGENHARIA DE MINAS, A CASA DO MINERADOR E O ÓRGÃO QUE POSSUI A ATRIBUIÇÃO CONSTITUCIONAL EM CUIDAR DOS RECURSOS MINERAIS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO EM TODAS AS SUAS FASES.
    ANTES DA CRIAÇÃO CPRM-COMPANHIA DE PESQUISA DOS RECURSOS MINERAIS, O DNPM TINHA EM SEUS QUADROS OS PRINCIPAIS PESQUISADORES E CIENTISTAS DO PAÍS, PORTANTO, NOSSA HISTÓRIA É ANTIGA, É MODERNA E É PARTE DA MEMÓRIA TÉCNICO-CIENTÍFICA DAQUELES BRASILEIROS QUE TRABALHARAM E MUITO EM PROL DESSA NAÇÃO, QUE APÓS MUITO SOFRIMENTO E EQUÍVICOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS ELEGEU O PRESIDENTE LULA, QUE VEIO RATIFICAR NOSSA CAPACIDADE COMO POVO, COMO NAÇÃO EM SER HOJE UMA DAS NAÇÕES FORTES DESTE PLANETA, FORTE EM SOLIDARIEDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL, FORTE EM SUAS INSTITUIÇÕES.
    O PRESIDENTE LULA ESCOLHEU A PRESIDENTE DILMA COMO SUA SUCESSORA NA CONTINUIDADE DO FORTALECIMENTO DE NOSSA ECONOMIA, DA EDUCAÇÃO PLENA DE NOSSO POVO, E NOS CUIDADOS TODOS QUE MERECEM NOSSOS CIDADÃOS.
    É POR ISSO, QUE CREIO QUE VOSSA SENHORIA, NÃO PERMITIRÁ QUE O DNPM E SEUS SERVIDORES PERCAM MAIS UMA VEZ, A OPORTUNIDADE DE SI VEREM COLOCADOS NA DEVIDA POSIÇÃO QUE MERECEM, SEJA NA TRANSFORMAÇÃO IMEDIATA DO DNPM EM AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO E DA EQUIPARAÇÃO TAMBÉM IMEDIATA DAS TABELAS DE VENCIMENTOS DE SUES SERVIDORES COM AS DAS AGÊNCIAS REGULADORAS, TAL COMO FOI PROPOSTO PELO GOVERNO, ATRAVÉS DO MPOG NESSA NOITE DO DIA 25/08/2012.
    SOMOS POUCOS SERVIDORES EM TODO O BRASIL E AGUARDAMOS SUA IMEDIATA INTERSEÇÃO JUNTO À SUA EXCELÊNCIA PRESIDENTE DA REPÚBLICA: DILMA HOUSSEF.

    Obrigado.

    Carlos Antônio Gonçalves da Rosa
    DNPM/RJ

  • oscar  On janeiro 3, 2011 at pm:31 pm

    Também não tenho dúvidas de sua capacidade e sucesso na Aministração de Dilma !! Parabéns !! Honra nosso sobrenome !!! Um Abraço !!

  • Jose Luis  On janeiro 1, 2011 at pm:11 pm

    Nao tenho duvidas da sua capacidade e um cara que quando se dispoem a algo ele da a via por isso como quando foi a Antarda como geologo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: