Governo assume Hospitais da ULBRA. Prédio de radio e TV vão a leilão


Justiça do Trabalho vai leiloar Hospital de Tramandaí e edifício garagem na capital

A União vai ficar com os hospitais Luterano e Independência da Ulbra, em Porto Alegre, e com o prédio da antiga Mesbla, onde funciona a Ulbra Saúde, também na Capital.

A decisão foi informada, nessa quarta-feira, ao juiz federal de Canoas, Guilherme Pinho Machado, que atua na Vara onde tramitam os processos envolvendo a instituição. Os imóveis são avaliados em cerca de R$ 80 milhões e abatem parte da dívida da universidade com o governo federal, calculada em torno de R$ 2 bilhões.

O juiz explica que a União, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, voltou atrás em relação ao acordo firmado com a Comunidade Evangélica Luterana de São Paulo (Celsp), mantenedora da universidade, e optou por assumir os hospitais, o que não significa que as instituições sejam fechadas. Existe a possibilidade de uma das instituições ser administrada pelo Hospital de Clínicas e outra, pelo Grupo Hospitalar Conceição.

Machado afirmou ainda espera um ofício do ministro da Educação Fernando Haddad, encaminhado à Justiça Federal, formalizando os acordos.

Já a Justiça do Trabalho de Canoas penhorou o prédio do Hospital da Ulbra de Tramandaí e o edifício-garagem no Centro de Porto Alegre ( antigo prédio da Mesbla), onde atualmente estão instalados os estúdios de rádio e TV da universidade. Os bens devem ser leiloados no mês de novembro, inclusive com os equipamentos que estiverem nos imóveis. A Ulbra não foi notificada da decisão e, portanto, ainda não vai se pronunciar sobre o assunto.

Quanto ao Hospital Universitário, em Canoas, o juíz informou que está sendo feito o possível para mantê-lo em funcionamento. Há chances de que a prefeitura do município assuma ao menos parte da instituição.

Radio Guaiba

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Trackbacks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: