Aeroporto Salgado Filho: ampliação e novos equipamentos


O governo do RoGrande do Sul formalizou na segunda-feira (9), convênio com a Infraero  para assegurar a ampliação e qualificação do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A obra é considerada essencial para a Copa do Mundo 2014, que terá Porto Alegre como uma das subsedes, e faz parte das exigências dos executivos da Fifa.

O acordo será para ampliação, em 900 metros, da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O Estado irá realizar desapropriação das famílias que ocupam 150 imóveis na vila Floresta, enquanto a Infraero – empresa vinculada ao Ministério da Defesa e responsável pela administração do aeroporto -, compromete-se a fazer o aporte de R$ 61 milhões necessários para o reassentamento.

“O processo de ampliação do Aeroporto Salgado Filho vem sendo realizado desde agosto de 2007, quando foi instituído um Grupo de Trabalho que estudou, planejou e está operacionalizando a transferência das famílias do entorno, priorizando condições dignas e seguras para as pessoas que moram irregularmente na beira da pista”, diz  o secretário da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano (Sehasdur), Marcelo Soares. O secretário lembra, ainda, que a obra fortalece as intenções do RS de trazer o maior número de delegações para o Estado e viabiliza Porto Alegre como uma das quatro sedes para a Copa das Confederações, que será realizada em 2013.

A ampliação do aeroporto consiste na extensão da pista, o que possibilitará voos diretos de Porto Alegre para a Europa e Estados Unidos, e instalação do ILS 2 – equipamento que permitirá o funcionamento em dias com muita neblina. Além disso haverá a construção do novo terminal de cargas, ampliação do terminal de passageiros, ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves, construção de um novo edifício garagem, e outras obras de infraestrutura.

As obras devem iniciar ainda este mês, e serem concluídas em 2013, um ano antes da realização da Copa do Mundo.

O movimento médio diário no terminal de Porto Alegre (chegadas e partidas) é de 174 aeronaves de voos regulares. Com 37,6 mil m² de área construída e quatro pavimentos, o terminal de passageiros do aeroporto pode receber até 18 aeronaves de grande porte.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Trackbacks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: