15 pessoas morrem esmagadas em Parada Gay na Alemanha


Em um túnel situado nas proximidades do local onde acontece a Love Parade, na cidade de Duisburg, um tumulto público acabou causando a morte de pelo menos dez pessoas. Durante um ataque coletivo de pânico, “as pessoas foram pisoteadas”, declarou um porta-voz da polícia local. Aproximadamente 15 vítimas fatais e outras gravemente feridas receberam socorro médico de urgência.

A organização do evento havia noticiado pouco antes da tragédia que o local onde ocorre a Love Parade( uma tradicional Passeata gay) teria sido fechado devido ao número excessivo de participantes – um total de 1,4 milhão de pessoas. Aproximadamente 1400 policiais estavam presentes no local.

Falta de ar

Segundo um dos participantes ouvido pela agência de notícias dpa, testemunhas alertaram as forças policiais, alguns minutos antes da tragédia, que a passagem subterrânea não comportaria tanta gente: “Eu e minha namorada ficamos quase sem ar lá dentro e só conseguimos sair dando cotoveladas.  A seguir, avisamos a polícia de que ali dentro havia risco de pânico”, disse o jovem de 21 anos.

“Todas as plataformas da estação ferroviária central da cidade permanecem bloqueadas”, afirmou em Duisburg Udo Kampschulte, porta-voz da polícia local, que tenta desviar o fluxo de participantes em direção ao norte do país, enquanto o tráfego ferroviário em direção ao sul mantém-se interrompido.

Cerca de 1,4 milhão de pessoas, segundo os organizadores, participam da parada gay, que pedia igualdade de direitos para os homossexuais, com muita música eletrônica.

A parada, que ocorre quase todos os anos desde a primeira edição, em Berlim, no ano de 1989, não tinha registrado ocorrências graves até então.

A festa acontece em uma antiga estação de trem da cidade.

Apesar do tumulto, a música continuou no início da noite, e a maior parte dos participantes ignorava a tragédia, segundo a rede de televisão NTV.

SV/dpa/afp/rtr

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: