Playboy portuguesa é fechada por polêmica à Saramago


A Playboy Entertainment anunciou, nesta quinta-feira, que vai rescindir o contrato com a versão de Portugal por causa da edição que homenageia o livro “Evangelho segundo Jesus Cristo”, de José Saramago.

“Não vimos nem aprovamos a capa e as fotografias do número de Julho da ‘Playboy’ Portugal. Trata-se de uma violação chocante das nossas normas e não teria sido permitida a publicação, se tivéssemos conhecimento antecipado”, declarou Theresa Hennessy, vice-presidente da Playboy, ao site Gawker.

A duração da versão portuguesa da revista foi curta. O primeiro número saiu em março de 2009, com a cantora Mônica Sofia na capa. A capa da edição de julho da revista Playboy de Portugal causou polêmica no país ao estampar uma foto de um homem, vestido como Jesus Cristo, segurando uma modelo semi nua. Os dois personagens estavam em uma cama, onde se lia o título de uma obra de José Saramago, “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, inscrita na cabeceira.

De acordo com o portal O Repórter, a foto recebeu críticas de religiosos. A revista, ao fazer uma homenagem ao escritor português, representou passagens do livro de Saramago não só na capa, mas também nas páginas centrais.

O escritor português, morto em junho deste ano, não tinha uma boa relação com a Igreja Católica. “O Evangelho”, publicado em 1991, mostrava Cristo e Maria Madalena como amantes, marcando definitivamente o distanciamento do autor com a ordem religiosa.

Saramago morreu aos 87 anos, em sua casa nas Ilhas Canárias, e foi considerado um dos grandes nomes da literatura contemporânea mundial. Seu livro “Ensaio sobre a cegueira” lhe rendeu o Nobel de Literatura.

Fonte: Portal Imprensa

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

Trackbacks

  • Por Quais as normas mesmo? « em julho 16, 2010 às am:50 am

    […] Playboy americana alega que a editora portuguesa não respeitou as normas da empresa. Quais as normas que foram tão ofendidas assim neste grupo de vestais? Que trata as mulheres como […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: