A novela da escolha do vice do candidato à Presidência José Serra (PSDB) terminou oficialmente nesta tarde, com o anúncio da escolha do deputado Índio da Costa (DEM-RJ) para compor a chapa.

Índio tem 39 anos e é do RJ
O nome foi anunciado pelo presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), em São Paulo, após encontro com Serra, e pegou de surpresa a maioria dos presentes na Convenção Nacional do Democratas (DEM), em Brasília.
Os líderes do DEM ouvidos pelo Brasil Econômico destacaram como pontos fortes da escolha conjunta entre as duas maiores legendas da oposição o papel desempenhado pelo indicado como relator do projeto Ficha Limpa.
Pesou também a ideia de renovação ao se escolher um parlamentar jovem (39 anos) e pertencer ao terceiro maior colégio eleitoral do país, o Rio de Janeiro, onde o PSDB tem posição frágil.
Índio da Costa foi escolhido depois da pesada reação do DEM contra a indicação na sexta-feira (25) do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) para o posto.
Nos bastidores da convenção, que aguardava o anúncio com a não confirmada chegada de Maia e Serra ao hotel onde está sendo realizada, a impressão é de que o fator midiático do nome de Índio da Costa foi levado em conta.
Também foi considerada a indicação uma vitória pessoal do ex-prefeito do Rio Cesar Maia e do presidente do DEM. Costa já foi secretário de administração do Rio no governo Cesar Maia e é deputado de primeiro mandato.
Segundo informou o deputado ACM Neto (BA), a decisão foi tomada após a avaliação de vários nomes ao longo das últimas horas.
Brasil Econômico/Sílvio Ribas