Caiado vai receber indenização de 2,5 milhões


A sétima Vara Civel de Goiânia condenou hoje a editora Planeta, Fernando Morais e o publicitário Gabriel Zellmeister a indenizar Ronaldo Caiado em 2,5 milhões de reais.

O livro Na Toca dos Leões, que conta a história da W/Brasil, afirma que o deputado teria sugerido aos diretores da agência, durante a campanha de 1989, que a solução para reduzir a população nordestina seria colocar esterilizante na água.

Em sua defesa, Fernando Morais disse à Justiça ter ouvido a história de Zellmeister. A Justiça dividiu então a fatura entre o autor, o publicitário e a editora. Morais terá de pagar 500 000 reais a Caiado, Zellmeister, 1 milhão de reais e a Planeta, mais 1 milhão de reais.

O livro, que chegou a ser recolhido, poderá ser vendido livremente, desde que seja retirada a afirmação contra Caiado.

Na época, Caiado negou e afirmou ter sido vítima de perseguição, mentira e calúnia. De acordo com a decisão, a editora terá que corrigir a falsa informação na atual edição do livro e nas demais que forem publicadas. “Em primeiro lugar, minhas ligações com os nordestinos são familiares. Minha esposa é baiana, por exemplo”, disse Caiado. “Nada melhor do que resgatar a verdade”, disse o líder democrata, para quem a citação de Morais foi “mentirosa, maldosa e criminosa”.

“Sou contra qualquer tipo de censura”, ainda comentou o líder ruralista. “Fiz questão de não pedir proibição do livro. Apenas a correção e a verdade dos fatos”, prosseguiu. A única reivindicação que faço é que a responsabilidade não deve ser deixada de lado. Imprensa boa é imprensa livre”, disse Caiado.

Caiado, que espera a convenção do DEM, no próximo dia 30 de junho, para decidir se será candidato a reeleição este ano, ou se sairá compondo uma das três chapas majoritárias que concorrem ao governo do Estado, considerou o processo bem fundamentado. “O juiz ouviu todos os lados, foi consistente”, disse sobre a decisão de mais de 100 páginas.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: