Nesta terça-feira, dia 4 de maio, 55 deputados estavam no Congresso mas arrumaram alguma outra coisa pra fazer pra não votar no projeto Ficha Limpa. Foram tomar uma cerveja, atualizar suas leituras no banheiro, alegrar a amante ou sabe-se lá o quê.
Como todos os que estavam presentes votaram “sim”, até alguns notórios deputados como o homem do castelo Edmar Moreira, é de se supor que esses que fugiram foi mais por vergonha de votar “não” do que por cara-de-pau de votar “sim” mesmo sendo contra.
Nem todo deputado que escapou de votar no Ficha Limpa tem ficha suja: 9 entre os 55 não têm nem notícias que os desabonem. Um deles é o velhinho Themístocles Sampaio (PMDB-PI), que pegou o microfone pra dizer que seu dedo escorregou e ele não votou. Deu pena. Mas a maioria dos deputados que estavam lá e não votaram têm rolos, alguns até pesados. Tem cara que responde por homicídio, cara que responde por trabalho escravo e cara que bateu na mulher na rua, isso pra não falar em mensaleiro e sanguessuga. Tem 15 deputados que se refestelaram na farra das passagens. E tem muita gente que não presta: não presta contas, principalmente.
Aliás, também, nem todo deputado que votou no Ficha Limpa e elogiou a iniciativa popular tem ficha limpa, necessariamente. Ontem, assistindo à TV Câmara, minha diversão era registrar frases dos discursos no Twitter e contrastar com a ficha do deputado. Reproduzi isso no post abaixo. Enfim: ter votado a favor do Ficha Limpa não é atestado de nobreza. Tem vários bem intencionados ali, mas também tem vários que queriam basicamente era mostrar à opinião pública que são gente fina.
Também não caia na esparrela de que algum partido é mais ficha-suja que outros. Todos têm fichas-sujas. Todos têm deputados que escaparam de votar e tinham bons motivos pra isso.
O partido com mais volume de deputados que deixaram de votar foi o PMDB do Sarney: 10 de seus 36 deputados esqueceram de aparecer. Mas isso representa 2 em cada 10 deputados do partido que estavam presentes. Dois partidos menores, PTC e PRB, tiveram metade dos presentes votando e metade dos presentes sumindo.
Nos eleitoralmente grandes há pouca diferença. No PSDB, 6% dos presentes não votaram. No PT, 7% dos presentes não votaram. No DEM, 10% não votaram.
Conheça na planilha abaixo a ficha de quem não votou no Ficha.
Entre aqui neste link e saiba quem não votou!
Marcelo Soares/MTV