Raoni ameça “matar brancos” que fizerem Belo Monte


Numa entrevista exibida na noite deste domingo na TV francesa TF1, o cacique Raoni, chefe dos Caiapó, ameaçou “matar os brancos” que construírem a hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
Raoni, que ganhou o mundo com o cantor Sting defendendo a preservação da Amazônia, falou rodeado de crianças da tribo, adiantando porém que poupará os “as crianças dos brancos”.
A equipe francesa, que enfrentou sete horas de avião e canoa para encontrar a celebridade internacional, “de idade indefinida”, ouviu dela que “já é hora de recuperar o que é nosso” e que “pedi a meus guerreiros que se preparem para a guerra e também avisei às tribos do Alto Xingu”.
A reportagem relata a fama de violência dos Caiapó, que estão na floresta “há centenas de anos e que evoluíram do arco e flexa à internet”.  Diante das câmeras ele “implorou” a Jacques Chirac (ex-presidente da França) e a Nicolas Sarkozy (o atual), para que impeçam o presidente Lula  de construir a barragem no rio Xingu”.
A TF1 explicou que se trata de um afluente do Amazonas, numa região de 500 km2 de florestas, que seriam inundados, desalojando “à força” 20 mil pessoas.
Raoni: Um dos principais chefes Txukahamãe, subgrupo Caiapó. Sua comunidade, Kretire, localiza-se no norte do Parque Indígena do Xingú. Foi destituído do cargo de cacique dos Caiapós-txucarramães por Tutu Pompo. Perdeu em casa, mas ganhou o mundo. Acompanhando o cantor Sting, Raoni percorreu o planeta, foi recebido por alguns dos mais poderosos políticos do planeta e conseguiu atenção e dinheiro para a causa indígena no Xingu e na Amazônia. Raoni nasceu em 1942. Ficou famoso em 1976, quando o francês Jean-Pierre Dieleux dirigiu um documentário sobre sua vida. Raoni encarna o mito do bom selvagem.
Claudio Humberto
Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Wandeharley  On maio 9, 2010 at pm:34 pm

    Bem, eu moro em Altamira, cidade onde será construida a Hidrelétrica de Belo Monte e ao contrário da amiga acima que mora em na rica, linda, bem sucedida, cheirosa, amada, Genebra é fácil falar que não quer a Belo Monte, nós aqui da região estamos carentes de emprego, infra-estrutura, saneamento básico, asfatamento para Transamazônica, em fim falta quase tudo aqui, precisamos URGENTE!!!!!! dessa barragem e estamos torcendo para que ela saia do papel, imagino que amiga de Genebra tem uma casa confortável, tem carro e boas roupas, nós aqui não podemos nem comprar uma centralzinha de ar para aliviar o calor de 35ºC o calor amazônico. SIM A BELO MONTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • sonia maria bigao  On maio 5, 2010 at am:45 am

    ola, sou uma brasileira que mora na suissa genebra, estou mais que nunca a disposisao pra ajudar no que for pra salvar a floresta amazonia, pesso a quem possa , gostaria de me engajar a essa luta para salvar a floresta amazonia
    obrigada pela atençao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: