Origem dos termos “influenza” e “gripe”




O termo “influenza” origina-se da língua italiana, a qual recebeu a palavra do latim medieval “influentia”.

O vocábulo “influenza”, no sentido de doença, teria sido utilizado pela primeira vez por Gagliarde (provavelmente um médico italiano), em 1733, significando “influência”, desastres do céu.

Nessa época prevaleciam as doutrinas que associavam os distúrbios físicos aos fenômenos astrológicos. As pessoas acreditavam que todos os fatos terrestres eram governados pelos céus, ou seja, a enfermidade “influenza” teria surgido pela “influência” das estrelas.

A palavra “gripe” provém do francês “grippe” e equivale ao termo “influenza”. O vocábulo francês “grippe” era empregado no início do século 14 com o sentido de “gancho” ou “garra”. Na primeira metade do século 17, o termo “grippe” era utilizado com o sentido de “capricho, desejo repentino”.

A partir do século 18 “grippe” passou a denominar “o catarro epidêmico”, em uma extensão do sentido de “capricho”, provavelmente pelo fato da doença ser adquirida de modo repentino, como um desejo caprichoso do destino.

Fonte: Blog História da Medicina

Haubrich WS (1997) Medical Meanings: a Glossary of Word Origins. Philadefphia, Pennsylvania, American College of Physicians.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: