Quem é Quem na Comunicação


Na pesquisa realizada anualmente pelo grupo Meio & Mensagem entre seus assinantes, foram apontados os veículos de comunicação com mais prestigio entre o público. Trata-se de um caderno de cautelosa avaliação, ou seja, demonstra a opinião de um seleto grupo de pessoas, já que é preciso ter em mente que os consultados da pesquisa são, em sua grande maioria, publicitários ou profissionais de comunicação. Confira:

Jornais

Nesse ano, quem levou a melhor na categoria jornal foi O Estado de S. Paulo, com credibilidade lá em cima (79,3%). Em segundo veio Folha de S. Paulo (73,4%), seguido de Valo Econômico (64,4%), O Globo (62,9%) e Zero Hora (45%). O jornal com menor credibilidade entre os dez citado foi o Diário de S. Paulo, que registrou apenas 25,4%.

Revistas

O tributo considerado o mais importante na categoria revista foi o Conteúdo Editorial, quesito no qual a Veja alcançou 57,8%. Na segunda colocação aparece a Exame, com 56,5%, seguida por Época (50,4%), Carta Capita (47%) e IstoÉ (45,1%). Na décima posição aparece a Info Exame (35,4%).

TV aberta

Na grande guerra das emissoras de canal aberto, a Globo continua na liderança com 71,7% de conteúdo de programação, seguida pela Record, vice pelo segundo ano consecutivo do estudo, registrando 41,4% no mesmo quesito. Em terceiro aparece uma rede pública, a TV Cultura (44,4%) e em quarto a Bandeirantes (25,9%), que parece correr por forma, mas firme e forte na disputa. A MTV figura em quinto lugar (18,2%) e o SBT em sexto, confirmando sua perda de prestígio, com 9,4% de conteúdo de programação, porcentagem que chega a ser menor que o da última colocada na pesquisa, a Gazeta, que registrou 11% no quesito.

Rádio

Considerando também o conteúdo editorial como critério mais importante, as três primeiras rádios da pesquisa são Rede CBN (62,8%), Eldorado (56,5%) e Joven Pan (37,5%). Um destaque para essa pesquisa foi a ascendência da Oi FM, que ficou na oitava posição (24%), resultado da conquista de mercados importantes como São Paulo e Porto Alegre. Em décimo ficou a 91 Rock, de Curitiba, com 20,7%.

TV por assinatura

A Globo News lidera a preferência entre os profissionais de comunicação entre os canais de TV fechada, com o conteúdo de programação avaliado em 54,5%. A seguir aparece GNT (50,9%) e Discovery Channel, que apesar da terceira posição conseguiu bons 56,3% no quesito editorial. O canal Fox saltou cinco posições e conseguiu entrar na lista, com 34%, na nona colocação.

Internet
Inovação foi o critério hegemônico para decidir os mais admirados deste meio tão amplo e complexo. O Google, sinônimo de busca na internet, ficou com 68,5% de inovação. Na segunda e terceira posição aparecem os dois maiores portais do Brasil, respectivamente, UOL (32,0%.) e Terra (34,7%).

Coluna do Nenê

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: