Gostei e colei: 300 discos importantes num livro


O Blog bembossa faz esta bela citação do Blog 300 Dias Importantes da Musica Brasileira. O livro “300 Discos Importantes da Música Brasileira”, de Charles Gavin, Tárik de Souza, Carlos Calado e Arthur Dapieve, foi lançado em outubro de 2008

Mas agora eu repasso prá vocês:

Praticamente uma obra de arte é o filho que Charles Gavin pariu. Estou falando do livro “300 discos importantes da música brasileira“. Corrigindo: essa grande obra da literatura e da música brasileira não é só dele. Tem uma equipe anorme de pessoas que colaboraram pra reunir história e registros da MPB desde a década de 20.

Quilos de cultura
Posso comprovar que o peso do exemplar não é só físico (cerca de 6 KG), e sim de um imenso resultado no qual “foram procuradas gravadoras e criadores para obtenção das respectivas autorizações de reproduções publicação de cada uma das obras”, segundo Gavin. Imaginem só, garimpar de 1929 a 2007 os melhores e mais marcantes lançamentos da música brasilera. É óbvio que o músico pediu a ajuda de muitos pesquisadores! Já os textos ficaram a cargo dos jornalistas Tárik de Souza, Carlos Calado e Arthur Dapieve.

Pra completar todos os relatos, fotografias e caprichos do livro, a produção nos brinda com dois CDs na contracapa: Elza soares com “Baterista Wilson das Neves” (1968) e Moreiura da Silva com “O Último Maladro” (1959). De Dolores Duran a Mutantes, de Nelson Cavaquinho a Tonico e Tinoco ou de Eumir Deodato a Eduardo Dusek, tuuudo é música brasileira pra ficar por dentro.

O livro pode ser comprado na Livraria Cultura e é muito bom. Primeiramente, porque é um prazer folhear um livro com tamanha qualidade gráfica – parece que estamos manuseando diretamente LPs. Em segundo lugar, a seleção dos 300 discos é surpreendente. Ao invés de se limitar ao conjunto de medalhões da nossa música (o que é comum neste tipo de seleção), os autores selecionaram muitos discos incomuns, gerando um painel muito bacana da nossa música. Na entrevista a seguir o Charles Gavin fala sobre isso:

A seleção me encantou desde o início e despertou minha curiosidade pelos discos que eu não tinha. O que notei, desde o início, é que a busca não seria fácil. A maioria dos títulos está fora de catálogo e, se não fosse pela existência de blogs de música que os disponibilizam, seria impossível consegui-los.

Para facilitar a vida de quem vem depois de mim, resolvi montar este blog. Nele, disponibilizarei os links que encontrei. Notem que eu não disponibilizo nenhum disco: apenas aponto para sites (geralmente blogs) onde outros os estão disponibilizando. Não encontrei todos os discos e espero que a existência deste blog permita encontrar o que está faltando. Os encontrados terão o marcador tenho. Os não encontrados terão o marcador não tenho. Vamos ver se até o final dessa viagem musical conseguirei, com a ajuda de vocês, esvaziar completamente a lista não tenho . Em 31/05/2009 terminei de disponibilizar os 300 discos. Em 27/07/2009 a lista não tenho foi esvaziada (o último disco que eu não tinha, o Manezinho Araújo, foi disponibilizado). Agora, estou disponibilizando os discos das listas adicionais. Para estes, há vários que ainda não tenho. Espero que vocês me ajudem a consegui-los, como ajudaram a conseguir vários dos que eu não tinha na lista dos 300!

Gravadoras, prestai atenção!
Tanta coisa imperdível em 435 páginas só tem um porém: a maioria dos discos que estão no livro, infelizmente, está fora de catálogo. De acordo com o músico, que também é colecionador de muitas raridades, não depende dele relançar os discos, mas talvez o livro estimule as gravadoras. Tomara!

bembossa300 discos importantes em apenas um livro

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Cleide  On abril 9, 2017 at pm:56 pm

    Cara amei o livro comprei fanzine anos paguei de 3 vezes e hoje vejo que vale uma grana mais nao interesse de vender.

  • PAULO  On fevereiro 16, 2010 at pm:54 pm

    MUITO BOM SEU BLOG, VAMOS INSENTIVAR A LITERATURA E OS LP’S (VINIL)
    QUE ESTAO VOLTANDO COM FORÇA TOTAL.
    PARABENS PELA INICIATIVA.

  • Luísa Alves  On fevereiro 10, 2010 at am:29 am

    Que máxmomo menino. Adorei seu blog e vou pedir pra colocarem nos nossos relacionados. Parabéns. E vamos unir forças em favor de MPB 🙂
    Paracerias e + parcerias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: