Morreu neste domingo, aos 87 anos, o escritor e critico literário Wilson Martins. Está sendo velado na capela 3, Cemitério Luterano, em Curitiba, ao lado do Estádio Couto Pereira.Em seguida, será encaminhado a um crematório, conforme seu desejo registrado em cartório.
Radicado em Curitiba, Martins morreu em decorrência de complicações cirúrgicas, cinco dias após sofrer uma operação para extração da bexiga.
Wilson Martins nasceu em São Paulo em 1921. Historiador e Crítico literário.
Formou-se em Direito mas após concluir um curso de especialização literária em Paris, passou a dedicar-se exclusivamente à literatura, como professor e crítico. Ministrou aulas na Universidade do Paraná e durante anos foi professor de Literatura Brasileira na New York University, aposentando-se deste cargo em 1992, quando foi homenageado com o título de Professor Emérito.
Escritor respeitado, é autor da monumental obra em 12 volumes História da Inteligência Brasileira; escreveu também A idéia modernista, Crítica literária no Brasil e A palavra escrita, entre outros.
Foi durante 25 anos crítico literário de O Estado de São Paulo e também do Jornal do Brasil.
Trackbacks
[…] This post was mentioned on Twitter by Nilton Fernando, Tulio Ratto. Tulio Ratto said: Morreu neste domingo o escritor e critico literário Wilson Martins – http://bit.ly/dilBQG […]
[…] Somente dois blogs registraram a morte do crítico. O de Lívio Oliveira (aqui) e o Nilnews (aqui). Os portais de notícias também ainda não noticiaram, o que achei muito […]