Hacker clonou o blog do presidente em minutos


Pedro Markun e Daniela Silva hackearam o blog do presidente Lula em 30 minutos. Isso mesmo, se você interpretar hackear no sentido amplo: usar uma saída esperta, criativa, para mudar ou resolver um sistema. Os dois jovens criaram uma réplica do blog da presidência que acabou mudando a opinião dos políticos de Brasília, e foi isso que eles contaram para todos na Campus Party.

A história do blog é a seguinte: quando a presidência tentou melhorar sua política de comunicação criando o blog da presidência, recebeu uma avalanche de reclamações porque o site não permitia comentários. “O blog tinha duas coisas boas: RSS para espalhar seu conteúdo e, principalmente, liberava tudo que era postado lá no Creative Commons,” conta Markun.

Foi aí que ele teve a ideia de criar um clone do blog: a url  http://blog.planalto.gov.br/ foi invertida para http://planalto.blog.br/e o site foi replicado.  Mas a nova versão tinha comentários, claro. Daí em diante, o blog réplica passou a receber a enxurrada de opiniões que o blog oficial deveria ter.

Markun diz que isso foi uma coisa pequena, feita em 30 minutos, mas causou uma comoção na presidência: “Temos fontes que nos confirmam que eles ficaram em uma reunião bastante longa discutindo o que fazer. No mínimo eles vão repensar o próximo blog que fizerem”.

Civic Hacking é o nome que eles deram para a atividade de, com ações pequenas, interferir na política. Para isso, eles criaram o Projeto Esfera, que busca fazer a sociedade mais democrática de forma colaborativa.

Uma das ideias do projeto é juntar um grande grupo de pessoas para dividir a tarefa chata de analisar despesas públicas. Outra é criar aplicativos, que rastreiem documentos políticos de forma rápida, comparando planos políticos pela localização de palavras repetidas. “Há até jeitos menores, como contribuir para abaixo-assinados de protesto contra leis que criem crimes cibernéticos. O importante é não ficar só reclamando”, disse.

Priscila Jordão retweet/INFO

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: