Michael Stipe, líder do R.E.M, faz 50 anos


Michael Stipe, líder do R.E.M., uma das maiores bandas de rock da atualidade, completa 50 anos nesta segunda-feira, dia 4 de janeiro.

No ano passado, o R.E.M. lançou “Live At The Olympia”, um dos discos ao vivo mais interessantes de todos os tempos, com 39 faixas (a maioria lado B) gravadas durantes os ensaios abertos ao público para a gravação de “Accelerate” (2008). Só ficou faltando mesmo um DVD ao vivo da turnê posterior ao lançamento do disco, que passou pelo Brasil. A banda já está em estúdio preparando um álbum de inéditas, com chances de lançamento ainda em 2010.

Nascido no dia 04 de janeiro de 1960, Michael Stipe formou o R.E.M., ao lado de Peter Buck, Mike Mills e Bill Berry em 1980. O álbum de estreia, “Chronic Town”, – na verdade, um EP – veio em 1982. No ano seguinte, enfim, houve a estreia com um LP. “Murmur” é tido por muitos, até hoje, como o embrião da indie music. Esse álbum estreou a nossa seção “Discos Clássicos” (leia o texto aqui).

De “Murmur” até “Accelerate”, foram 15 álbuns de estúdio, dentre os quais se destacam “Reckoning” (1984), “Lifes Reach Pageant” (1986), “Out Of Time” (1991), “Automatic For The People” (1992) e “Reveal” (2001). Leia a “Cesta Básica” do R.E.M. aqui. Os sucessos são inúmeros, e se você quiser relembrá-los, é melhor reler a “Fitinha da Esquina” especial do R.E.M.

Os brasileiros tiveram a oportunidade de ver o R.E.M. ao vivo pela primeira vez em um show histórico na terceira edição do Rock in Rio, que aconteceu em 2001. Quem estava na Cidade do Rock e sentiu a poeira levantar em “It’s The End Of The World, As We Know It (And I Feel Fine)”, não se esquece… Michael Stipe e companhia retornaram no final de 2008, com a “Accelerate Tour”, que passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: