Carmen Monegal não morreu


Artista foi alvo de boatos, inclusive com notas de pessoas se dizendo da familia. Estas pessoas corrigiram dados biográficos e até agradeceram a nota há alguns meses dada neste blog de que a  atriz estaria morta, uma notícia replicada pela internet

Carmen Monegal, em São Bento do Sul, em Santa Catarina. Foto: Denis Ferreira Netto/AEVejam o que diz o jornal Estado de São Paulo:

SÃO PAULO – A veterana atriz uruguaia Carmen Monegal, que mora em Nova York, nos Estados Unidos, está no Brasil para passar o Natal em família.

Em breve, vai dar uma entrevista ao Caderno 2 de O Estado, para contar sobre seus projetos atuais. Carmen foi alvo de notícias falsas que davam conta de sua morte, na Grécia, em 15 de maio de 2008, o que causou transtornos consideráveis em sua vida pessoal e profissional.

Até hoje consta na internet a notícia de sua morte, e não se consegue mais apurar ao certo como tudo começou. Uma nota foi publicada também no Caderno 2 e repetida neste Portal. Pedimos desculpas à atriz e aos leitores pelo lamentável equívoco.

Em entrevista ao portal estadao.com.br, falando por telefone desde São Bento do Sul, em Santa Catarina, Carmen conta que recebeu a notícia de sua própria morte assim que foi publicada, por meio de seu blog e e-mail, quando recebeu orientação de seu advogado para fechar o blog para comentários. “Imediatamente comuniquei à polícia e ao Google, pois queria que tirassem meu nome da busca do site”, diz.

“De início não achei tão grave”, comenta, mas ao ver a notícia se alastrar cada vez mais pela internet, decidiu agora fazer o caminho inverso e entrar em contato com os grandes jornais brasileiros. Segundo a atriz, “os jornais estrangeiros publicaram o desmentido logo em seguida; aqui deveria ter feito o contrário do que fiz”, lamenta.

A atriz Carmen Monegal, em cena da novela ‘Helena’, da extinta TV Manchete. Foto: Arquivo/AE

Apesar de ter nascido em Montevidéu, no Uruguai, Carmen fez sua carreira artística no Brasil, atuando na televisão, no cinema e no teatro por cerca de 19 anos. A atriz fez sucesso na TV dos anos 70 e 80, época em que as novelas faziam parte da programação de praticamente todos os canais da TV aberta, a única que existia, por sinal. Entre as produções de maior destaque, A Moreninha, na Globo, uma novela das seis escrita por Marcos Rey e dirigida por Herval Rossano em 1975-76 e Floradas na Serra, minissérie baseada no clássico romance de Dinah Silveira de Queiróz, adaptada para a TV Cultura por Geraldo Vietri, em 1981. Trabalhou ainda na Bandeirantes e nas extintas Tupi e Manchete, onde fez uma de suas últimas participações em novelas: Helena, adaptação do romance de Machado de Assis feita por Mário Prata, Dagomir Marquezi e Reinaldo Moraes, com direção dos agora globais Denise Saraceni e Luiz Fernando Carvalho, em 1987 – pouco antes de se mudar para os Estados Unidos. No cinema, atuou em Beto Rockfeller (1970) e Jeca e Seu Filho Preto (1978).

No Brasil, Carmen ainda estudou filosofia e teologia na PUC de São Paulo, interesses que a fizeram montar o The Pilgrim Gospel Theatre. “Há 18 anos peregrino com o teatro, andando de cidade em cidade. Recentemente estivemos no sul da França, vamos muito aos países nórdicos, à Grécia, ao Chile”. Como o nome sugere, trata-se de uma peregrinação teatral que divulga textos do evangelho. Segundo Carmen, a ideia surgiu da tradição de contar histórias de New England, região nordeste dos Estados Unidos, que guarda influências da colonização britânica e é uma região onde Carmen trabalha boa parte do tempo quando está nos Estados Unidos. “A gente divulga as escrituras sagradas e as profecias que se cumprem com o tempo… A Bíblia é o livro mais vendido do mundo”, justifica. O grupo teatral é formado em cada ponto de parada e o núcleo é composto por ela e seu produtor, o advogado americano John Kostner.

No momento, em São Bento do Sul, a atriz se dedica à escrita de seu quinto livro. Depois de ter escrito prosa elogiada por Otto Lara Resende e poesia, por Ferreira Gullar, Carmen Monegal pretende lançar um livro sobre teologia, Duração Ordinária da Vida n.º 3, e a despeito do título, provar que está bem viva e trabalhando mundo afora.

Estadao

Both comments and trackbacks are currently closed.

Comentários

  • Kohen (advogacia)  On novembro 13, 2011 at pm:28 pm

    O procom de são Bento do sul é medíocre a vergonha de SC,é a cidade com maior índice de desonestos e é uma gente muito BURRA! todas as imobiliárias e condominios roubam!!!
    A internet não funciona e os serviços públicos sao de quinta categoria!
    AFFF!

  • Elcio  On agosto 4, 2011 at pm:08 pm

    O Procom dessa “aldeia” são uns ignorantes!!!
    somos de Curitiba, e minha mãe foi roubada no condominio, ela pagava 190 reais e os amigos do síndico 57 reais!!!!
    E o Procom e a polícia não fizeram nada !!!!!!!e ela tinha as cópias dos boletos!!!

    ALO FEDERAIS!!! PROCOM DE SÃO BENTO DO SUL É NAZISTA !!!!

    • Elcio  On agosto 20, 2011 at am:34 am

      Meu telefone perdí por causa desses F. da M. que ocupam o lugar de gente que

      sabe das leis e as cumprem!!!

  • Fernando  On julho 21, 2011 at am:51 am

    A Monegal tem fazenda aí perto, sempre faz suas missões e o grupo de jovens dela se apresentam nos arredores de Joinville.
    Parabéns Carlos por denunciar, o tio da Carmen é figurão em Brasilia.
    Isso que dá o Brasil receber emigrantes de “braços abertos” nazistas NÃO!

  • Moni  On julho 11, 2011 at am:12 am

    A Bela Monegal tem uma fazenda aquí perto, já pedimos para que ela fale com Brasília pois temos uma lista de baixo assinados.
    Ela veio nos dar cultura neste fim de mundo,
    que não tinha nem teatro! até que ela chegou!!!

  • ANTONIO CARLOS  On outubro 29, 2010 at pm:06 pm

    Carmal Monegal fez uma novela com Tony Ramos,Gostaria
    de saber o nome da novela e ou os nome das musicas da novela.

%d blogueiros gostam disto: