Simonal renasce com livro, CDs e DVD


No início da década de 70, a música de Wilson Simonal caía no ostracismo depois da polêmica que ligou o nome do até então Rei do Suingue ao regime militar — ele foi tachado de informante do governo. Em junho de 2000, já esquecido, o cantor morreu, vítima do alcoolismo. Nove anos se passaram, e Simonal volta em CDs, DVD e livro, mostrando-se tão vivo quanto em meados da década de 60, quando aparecia no palco e entoava “Meu limão, meu limoeiro”, “Sá Marina” e tantos outros sucessos.

— Essa capacidade regenerativa, porém meio tardia, da música do Simonal diz muito sobre o talento dele — opina o casseta Cláudio Manoel, um dos responsáveis pela retomada.

O Seu Creysson do “Casseta & Planeta, urgente!” é diretor do documentário “Simonal — Ninguém sabe o duro que dei”, ao lado de Micael Langer e Calvito Leal, que estreou em maio nos cinemas. De lá para cá, são vários produtos que levam o nome do cantor: o livro “Nem vem que não tem — A vida e o veneno de Wilson Simonal”, a caixa “Wilson Simonal na Odeon (1961/1971)”, com CDs e uma pequena biografia, e o CD e DVD “O baile do Simonal”, gravado no Vivo Rio em agosto.

— Muito legal ter dado um passo em direção a esse revival. A gente conseguiu criar um impacto, fazer um barulho. E quando digo “a gente”, eu me refiro também ao Simonal — diz Claudio.

Fenômeno
Para Ricardo Alexandre, autor da biografia “Nem vem que não tem”, a redescoberta começou na época da morte de Simonal, mas tomou força mesmo em 2009, graças ao documentário. “O grande negócio do filme é que ele mostra o Simonal em cima do palco, é um choque vê-lo cantando”.

CD e DVD ao vivo
Vários artistas participam do “Baile do Simonal”. Marcelo D2, por exemplo, canta “Nem vem que não tem”. Já Frejat interpreta “Vesti azul”.

Extra

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Trackbacks

  • Por Trackback em dezembro 28, 2009 às am:46 am

    Comentario…

    [..]Articulo Indexado Correctamente[..]…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: