O número que pode transformar uma vida


Quarta-feira, 09 de Setembro de 2009 (09-09-09), é para muitos o dia mais esperado do ano, especialmente para os chineses, que associam o número 9 a sorte e sucesso, esperando que este raro momento do calendário marque a diferença no rumo das suas vidas.

Na cultura chinesa, alguns números estão associados à sorte ou ao azar, de acordo com a ideia para a qual remete a pronunciação da palavra em chinês, e o 6, 8 e 9 são os que têm a carga mais positiva, uma vez que os seus nomes em chinês remetem para palavras com bons significados.

O número 9, quando pronunciado em chinês (gau), está associado a longa duração, sendo por isso escolhido pela maioria dos casais como o dia preferencial para darem o nó, já que é aquele que oferece, à partida, mais garantias de sorte e sucesso no futuro.

Mas o 9 tem um significado especial, e não só na cultura chinesa, mas na mitologia de diversas culturas, estando associado em quase todas à medida exacta da busca de proveito, ao corolário dos esforços, ao encerrar de um ciclo e início de outro superior, já que é o maior número singular.

Por isso, a superstição, enquanto uma das características mais fortes da cultura milenar chinesa, está intimamente aliada aos números, levando os chineses a procurarem associar diferentes hábitos quotidianos aos números que julgam poder trazer-lhes mais sorte.

Por isso, são muitos os que vão escolher quarta-feira, 09-09-09, para se casarem, mas também para jogarem nos casinos de Macau e apostarem possivelmente nove vezes no número nove ou em nove mesas diferentes.

A panóplia de situações em que os mais supersticiosos poderão buscar a sorte no dia 09-09-09 é grande e variada, dependendo apenas da imaginação.

O número de telefone, morada, matrícula do veículo, número da conta bancária são normalmente transformados em “amuletos” pelos chineses, ao procurarem garantir a sua sorte com a escolha dos números mais favoráveis segundo as crenças.

O número 9 está também relacionado com o elemento fogo, talvez porque as vestes do Imperador normalmente apresentavam figuras de nove dragões e porque, segundo se acredita, estes tinham nove filhos cada um.

Também se julga que o palácio da Cidade Proibida, em Pequim, foi construído com 9.999 quartos.

Nove é também o número de esferas celestes, de oríficios do corpo humano e dos meses de gravidez.

A cultura japonesa é provavelmente uma excepção no que se refere à simbologia em que o número nove está envolvido, estando associado a azar e sofrimento.

Por isso, os japoneses mais supersticiosos vão na quarta-feira, dia 09-09-09, procurar evitar quartos de hotel com o número 9, hospitais e tudo o que esteja relacionado com 9, ao contrário da maioria dos locais do mundo, em que o 9 será o número mais desejado.

Lusa/fim

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: