Aposentados terão 6% de reajuste em janeiro


Nota atualizada:

Lula diz que vai dar aumento real ao aposentado

Setembro 29, 2009 por Nilnews

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em sua coluna semanal para os jornais, que em 2010 e 2011 o governo vai conceder aumento real na aposentadoria para quem recebe acima do mínimo.

“Em acordo com as centrais sindicais, decidimos fazer o reajuste pelo índice de inflação mais a metade do índice de crescimento do PIB do segundo ano anterior. O acordo prevê garantia no emprego 12 meses antes da aposentadoria e o fim do fator previdenciário para os trabalhadores cuja soma da idade e o tempo de contribuição seja 85 (mulher) e 95 (homem). As propostas serão examinadas pelo Congresso e tenho a certeza de que serão aprovadas”.

O governo federal aceitou ontem à noite a proposta das centrais sindicais e fechou acordo para conceder um reajuste real (acima da inflação) aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social que ganham acima de um salário mínimo. A medida atinge cerca de 8 milhões de pessoas no país.

Pelo acerto, em janeiro de 2010, o reajuste será de cerca de 6%. A fórmula que calcula a recomposição de perdas será a seguinte: a correção da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais 50% da variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás. Esse cálculo também valerá para o ano de 2011.

O custo estimado desse reajuste em 2010 é de R$ 3 bilhões, segundo o ministro da Previdência, José Pimentel. O novo cálculo também terá de passar pelo Congresso.

No caso dos benefícios com o mesmo valor do salário mínimo, permanece a política atual de aplicar a reposição da inflação mais a variação integral do PIB de dois anos atrás. Isso significa que estes aposentados receberão aumento de cerca de 9% no próximo ano.

Mudanças vão ser incluídas em texto no Congresso

Também foi fechado um acordo sobre o projeto que acaba com o fator previdenciário, mecanismo que combina idade, tempo de contribuição e expectativa de vida no cálculo das aposentadorias. No lugar, deve ser adotada a chamada fórmula 85/95. Funciona da seguinte maneira: o homem terá de atingir 95 anos na soma do tempo de contribuição e de idade (por exemplo, 30 de contribuição e 65 anos de idade) e a mulher, 85 anos (por exemplo, 25 de contribuição e 60 de idade).

– Foi um acordo histórico. Quebrou paradigmas – afirmou o deputado federal Pepe Vargas (PT), relator do projeto que trata do fim do fator previdenciário.

Além disso, outros itens foram acertados. Um deles estabelece que os trabalhadores que estão a um ano de se aposentar terão o emprego garantido por lei. Também foi acordado que o período de seguro-desemprego será contado como tempo de contribuição se o trabalhador continuar pagando o INSS (confira no quadro ao lado).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava no Palácio do Planalto, deu sinal verde depois de ser consultado sobre os pontos do acordo pelos ministros da Previdência, José Pimentel, e da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci.

As mudanças acertadas vão ser incluídas no texto a ser apresentado por Pepe, em substituição ao texto original da proposta que acaba com o fator previdenciário.

ZH

Brasília

O que ficou acertado
PARA OS APOSENTADOS QUE GANHAM MAIS DE 1 SALÁRIO MÍNIMO
– Será aplicada a seguinte fórmula:
– Variação da inflação anual de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) + 50% da variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes do reajuste. A medida deve passar a valer em janeiro de 2010, pois precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional. Os aposentados, de acordo com estimativas atuais, ganhariam em janeiro pouco mais de 6% de aumento: a soma da inflação deste ano (projetada em 3,5%) mais a metade do crescimento do PIB de 2008 (2,55%).
OUTROS PONTOS FECHADOS
– TEMPO DE SERVIÇO: Trabalhadores poderão contar como tempo de contribuição o período em que estão desempregados, mas recebendo o seguro-desemprego. Para isso, terão de contribuir sobre a parcela do seguro para a Previdência Social.
– ESTABILIDADE PRÉ-APOSENTADORIA: Trabalhadores que estão a um ano de se aposentar terão o emprego garantido por lei, não podendo mais ser demitidos.
– FATOR PREVIDENCIÁRIO: O mecanismo segundo o qual a União teria de levar em conta o tempo de contribuição, a idade do trabalhador no momento do pedido de aposentadoria e a expectativa de vida para calcular os valores dos benefícios será modificado. Ficou acertado que no lugar será aplicado a fórmula 85/95. Os homens terão atingir 95 anos na soma do tempo de contribuição e de sua idade. As mulheres, 85 anos, no mesmo cálculo. Dependendo do caso, isso reduz o tempo de contribuição necessário para o trabalhador receber a aposentadoria integral. ZH
Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • SERGIO  On julho 22, 2014 at am:59 am

    Carlos Eugenio Pacca de Almeida,,porque vc. não me paga o que está me devendo!!!

  • Carlos Eugenio Pacca de Almeid  On setembro 27, 2010 at am:29 am

    Hei Lula! Não sou seu partidario nem concordo com a sua aprovação absurda pelos caras classe D e E.
    Reconheço, porem, que voce tem uma sorte fantastica.Parece Divina.
    Com ela você poderia virar uma Lenda de Sucesso para o povo brasileiro se atacasse as vergonhas mais flagrantes do país nos ultimos 10 anos:
    1)-Negativa descabida e imoral da Reposição do FURTO cometido contra os aposentados nos utimos 10 anos;
    2)- Erradicação total da corrupção na SAÚDE. Sem piedade.
    3)- Dureza absoluta, na aplicação da Lei para BANDIDOS E Grandes TRAFICANTES.
    O resto vem sozinho.
    O Pre-Sal vai permitir isso
    A pessoa a conduzir diretamente isso tudo deve ser inteligente e de confiança. Homem ou mulher, não interessa.
    Boa sorte
    Carlos Eugenio Pacca de Almeida Empresario, Advogado, Brasileiro com 80 anos e muita esperança no BRASIL

  • Francisco Soares Barbosa  On agosto 25, 2010 at pm:45 pm

    Concordo plenamente de tudo o que foi dito sobre nossos politicos, ate porque tambem sou mais dos aposentados que sofrem, e aqui vai minha opnião, não conseguimos viver sem a nossa politica, dudo de bom que temos veio da politica mais de alguns policos pelo amor de deus então agora é só parar para pensar um pouco, FHC, para os aposentados foi pessimo, Lula, disia que aumento diferenciado para os aposentados era uma vergonha,só que não mudou em nada, Serra veio de quem FHC, tambem nada vai faser,eo pior é que nem promeças para os aposentados eles estão fasendo. Anular o voto de maneira alguma devemos faser, vamos votar em outros?……..

  • wilson  On janeiro 18, 2010 at pm:32 pm

    ola lulala sempre fui pt roxo mais agora vou vota na sua mãe

  • Eduardo cardoso  On janeiro 12, 2010 at pm:34 pm

    Eu só vejo as pessoas dizendo; uns sobre ter sido + ou -, outros que foi ruim, este reajuste… Gostaria de saber porque não consegui entender como ficará o fator previdenciário para os que sofreram invalidez permanente e, não irão, com certeza conseguir os ìndices exigidos de 85/90. Como ficará? Poderiam explicar para esta classe de trabalhadores, que até o presente momento não está bem definido esta questão. Só isso, e obrigado…

  • Francisco Soares Barbosa  On janeiro 3, 2010 at pm:05 pm

    Os aposentados saberam dá o troco na hora de votar, coitada da Dilma.

  • Luciano Manoel  On dezembro 30, 2009 at am:02 am

    É uma brincandeira isso, 6% de aumento a nós que somo aposentados que ganham acima do teto do salario minimo, enquanto o roubo desse corruptos de brasilia tira o nosso dinheiro e eu que sou aposentado por invalidez sofro para comprar os meus remedios e no final do mes fico pensando como vou fazer o que me resta do meu salario. São uns bando de merdas mesmo, mais as eleição vem ai e eu darei o troco.

  • mata politico  On dezembro 22, 2009 at pm:04 pm

    essesm….. acham que enganam o povo, sao um bando de m…. essa dilma e uma m….. esse paiz e uma m…… e os aposentados e que pagam para esses criminosos de m……..acho que vou tirar a mae do presidente da m…..

  • vaudir  On dezembro 9, 2009 at pm:44 pm

    ta ruim mais ta bom

  • EDSON  On dezembro 3, 2009 at pm:32 pm

    FILHOS DE UM P………………..

  • lealledvaldo  On novembro 8, 2009 at am:03 am

    PATRIOTAS COMO TA DIFICIL PRA NOS APOSENTADOS SOMOS O MAIOR GRUPO DE RESPONSABILIDADE DESSE BELO PAIS TEMOS QUE
    POR UM BASTA NESSES CUPINCHAS SEU LULA E SEUS CAPANGAS
    IRRESPONSAVEL QUE NADA ESTA FAZENDO EM BENEFICIO DAQUELES
    QUE JA TANTO DEU PARA ESSE BELO PAIS QUE SOMOS NOS SERA QUE
    ESSES CUPINCHAS NAO TEM MAE OU PAI OU PARENTES QUE TA PASSANDO COMO NOS ? E UMA VERGONHA SEU LULA QUEREMOS DE VOCE E ALGO MAIS SERA QUE NAO TA OLHANDO PELOS MALANDROS
    QUE PASSA AS QUINTAS FEIRAS SO PARA MARCAR O CARTAO E IR PARA SUAS TERRAS E NOS TER QUE PAGAR O DIA DE VAGABUNDO E UMA VERGONHA TUDO ISSO TEM QUE ACABAR AQUI PATRIOTAS NOS
    USA O OBAMA ENTROU E BAIXOU OS SALARIOS DELES QUEM QUER
    FICAR NO CARGO FIQUE QUEM NAO QUER VAI EMBORA COLOCA OUTRO QUE QUER TRABALHAR JUNTO COM A EQUIPE OS PATRIOTAS
    FALAM MUITO BEM DO SR. LULA POR ALGUMAS COISAS QUE ELES
    FAZEM E OUTRAS IMPORTANTES ELE DEIXA A DESEJAR E DIFICIL AGENTE CRER NESSA CANBADA DE CUPINCHA DO GOVERNO TEMOS QUE MUDAR ISSTO AI.
    FICA QUEM NAO TEM OUTRO QUE QUER E ASSIM

  • lealledvaldo  On novembro 8, 2009 at am:39 am

    EU FICO COM VERGONHA DE SER BRASILEIRO EU MORO NOS USA
    HA 15 ANOS EU PAGUEI EM TORNO DE 10 SALARIOS E ME APOSEN
    TEI COM MENOS DE DOIS PORQUE A VERGONHA DESSE PAIS
    E FORA DO LIMITI O GOVERNO E SO DEMAGOGIA E SAFADAGEM
    PARA AUMENTAR SEUS SALARIOS FICA AS NOITES EM REUNIOS
    E FAZ AUMENTO DE 100% PARA SENADORE OUTROS MAIS ESTA
    NA HORA DE TIRAR TODOS OS LADROES DESSES PODERES
    CANBADA DE SAFADOS O POVO TEM POR OBRIGACAO NAO VOTAR
    NUN GRUPINHO DESSE CUPINHA QUE SO SABE PASSAR AS QUINTAS
    FEIRAS SO PARA MARCAR O PONTO DO CARTAO E VIAJAR PARA SUAS
    CIDADES E UMA VERGONHA ESTOU DE CABECA CHEIA COM ESSES
    QUE DISSE QUE E GOVERNANTES DESTE BELO PAIS CHAMADO
    BRSILLLLL TUDO ISSO TEM QUE ACABAR TEM SER COMO AQUI
    VERGONHA NA CARA DEDICACAO NAO EXISTE ROUBO A LEI E POUCA MAIS FUNCIONA.

  • marcos  On novembro 5, 2009 at pm:16 pm

    Seus Filho da p….. cambada de irmãos metralhas do governo. Dinheiro pra reajustar os salários de deputados, senadores tem. Pro FMI também tem. Pros coitados dos aposentados que já perderam 70% da aposentadoria não tem. Em 2010 vamos dar o troco. Conclamo todos os aposentados, se os reajustes e as perdas não vierem, NÃO VAMOS VOTAR NA DILMA. O aposentado que votar é um tremendo dum otário. Só aposentados é cerca de 8 milhões de votos diretos. Contando com o familiares, pode multiplicar no mínimo por 3, serão no mínimo 24 milhões de votos. Vamos nos unir para dar o troco. 24 milhões de voto decide um eleição presidencial. Fiquemos atentos.

    • Sylvia Maria Ribeiro  On dezembro 13, 2009 at pm:00 pm

      Concordo com voce plenamente, me aposentei por invalidez ,percebo mais de 1 misero salario minino ;leia-se de fome! abre aspas de me…,fecha aspas, o sustento ta dificilimo, ai vem o VICE-PRESIDENTE, D.Dilma e o ilustre Presidente que alem de falar faz muita m…. abre aspas … me….. fecha aspas, passar mel na boca dos pobres na merda e ver se eles estao na merda, e ainda e APLAUDIDO, QUE PAIS E ESTE MEU DEUS!!!
      NAO VOU VOTAR EM DONA DILMA NEM MORTA, CARO MARCOS TO COM VOCE E NAO ABRO, SORTE PRA NOS

  • Nelson Teixeira  On outubro 2, 2009 at pm:57 pm

    Baltazar Pequeno. Os parentes dos politicos não se aposentam pelo INSS, eles tem mais mordomias, porque devem tambem ser vereadores, deputados, senadores, e outros cargos com pensão vitalicia.São aposentadorias com 8 anos para vereadores, 8 anos para deputados, etc.etc. Esta é a nova classe de aposentados do Brasil.

  • Nelson Teixeira  On outubro 2, 2009 at pm:53 pm

    Brasil do Pré Sal, das Olipiádas de 2016 e da miséria dos aposentados.Aguardem, pois o Presidente Lula vai querer se candidatar para o terceiro mandato, caso a Sra. Dilme não decole nas pesquisas, ou então indicar o Sr. Paloci para candidato à presidência da Republica.

  • BALTAZAR PEQUENO  On setembro 28, 2009 at pm:41 pm

    ISTO É UMA VERGONHA, NÃO TEM JEITO MESMO. SERÁ QUE ESTA CAMBADA DE SACANAS NÃO TEM FAMÍLIARES APOSENTADOS PELO INSS OU ESTEJAM PRESTES A SE APOSENTAR.

  • jose aparecido de oliveira  On setembro 24, 2009 at pm:57 pm

    isso de o governo aceitar o acordo das centrais sindicais,foi uma armação do governo,com serteza,ele disse faça isso e traga aproposta,que eu concordo,faça de conta que é voceis que estudaram a proposta,me engana que eu gosto,vamos dar o troco nas urnas,vamos-se unir,eu acho que não vai ter outra saida,porque é muita enrolação,estão todos,combinados para nós enganar,vamos excluir,toda essa corjas,e cupinchas,e pelegos do lula,jenuino,armeida lima,romero juca,Ideli salvatte,e outros.

  • Maria Domingosda Silva  On agosto 31, 2009 at pm:27 pm

    Por favor esta conta de aposentadoria 25 + 60 serve para funcionarios publicos?

  • Cleber Coelho  On agosto 28, 2009 at pm:54 pm

    As manchetes dos jornais citam que o aumento real para os aposentados que ganham acima de um salário mínimo terá impacto de R$ 3 bilhões de reais anualmente nas contas do governo.
    Por que estes articulistas não colocam ao lado dessas matérias estudos que demonstram que os benefícios dos aposentados que ganham acima de um salário mínimo nesses últimos quinze anos sofreram uma perda ( ou impacto, como costumam grafar )de 105% !
    Ou seja: o impacto para o governo será de 0,03% do PIB e dos aposentados,é de 105% do seu benefício!

    Seu eu fosse jornalista, a minha matéria teria o seguinte cabeçalho:

    ” Governo oferece aos aposentados 0,03 de aumento com base no PIB e se aproria de 105% dos direitos dos mesmos aposentados! “

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: