Porto Alegre terá nova base cartográfica


Imagens aéreas atualizarão cadastro imobiliário

A prefeitura de Porto Alegre e a Ufrgs formalizaram ontem a realização de um estudo para modernizar a base de dados da cidade, a partir da obtenção de imagens aéreas. O projeto, orçado em R$ 22 milhões, inclui a atualização da base cartográfica do município, o aerolevantamento e a atualização do cadastro imobiliário, e será executado pelo Consórcio Guaíba, vencedor da licitação.

O contrato tem duração de 30 meses e os primeiros voos para a captação das imagens deverão ocorrer entre outubro e novembro.
A expectativa é que o estudo completo esteja concluído dentro de dois anos. Conforme a proposta, a atualização da base cartográfica permitirá o futuro uso do GPS e a substituição da atual Carta Geral (de 1903) para o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (Sirgas 2000), como determina o IBGE.

No aerolevantamento, será mapeada toda a área de Porto Alegre, mais uma faixa de 250 metros no entorno, para abranger os limites intermunicipais. Além dos retratos planos, o uso de um laser vai criar imagens em três dimensões.

O último levantamento aéreo foi realizado em 1982. A atualização do cadastro imobiliário vai recuperar uma defasagem que data de 1957. A prefeitura estima que 100 mil imóveis – dos mais de 620 mil existentes – necessitam de atualização.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: