.
O secretário de Educação da Bahia, Adeum Sauer, foi demitido pelo governador Jaques Wagner (PT). Ele deixa o posto em meio a uma polêmica envolvendo uma tirinha do personagem Chico Bento, de Maurício de Souza, com frase com um palavrão publicada na revista “Viva!”, patrocinada pela secretaria e distribuída em janeiro a professores da rede estadual de ensino.
Desde o início do governo, em 2007, Sauer resistiu a denúncias de favorecimento da mulher na contratação de serviços, a greves dos professores e fortes críticas sobre a gestão da educação no estado. Mas foram a tirinha contendo o xingamento de Chico Bento e a reação do secretário os principais motivos de sua saída.
A publicação tem o seguinte diálogo: “Meu pai tem 800 cabeças de gado. E o seu?”, pergunta um personagem, ao que Chico Bento responde: “Fala para ele enfiar tudo no c.” Sauer alegou que nenhum aluno recebera a revista e que os professores eram “inteligentes o suficiente“ para entender que fora um erro. Dez mil exemplares circularam com o xingamento, e o restante recebeu um carimbo sobre a tirinha.
A equipe que produziu a revista foi demitida. O coordenadorgeral da Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB-Sindicato), Rui Oliveira, pediu o recolhimento de todos os exemplares e a punição dos responsáveis.
— Você tem que dar o exemplo se quer educar. Por isso a gente tem que exigir a punição dos responsáveis — disse
Comentários
Sem contar que “cu” não tem acento.
Nossa!!! Sem comentarios!!