O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, anunciaram na tarde de hoje um projeto para despoluir a Baía de Guanabara, a Bacia de Jacarepaguá e a Barra da Tijuca, importantes pontos da cidade.
O objetivo do plano, que prevê gastos de quase R$ 1 bilhão para obras como uma Estação de Tratamento de Esgoto, que beneficiaria os moradores da Baixada Fluminense, é aumentar a possibilidade do Rio de Janeiro ser escolhido pelo Comitê Olímpico Internacional para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Os investimentos no meio ambiente são tidos como fundamentais e quase um terço do dinheiro será dado pelo governo federal, que incluiu a Bacia de Jacarepaguá no PAC Drenagem.
Segundo Paes, que viajou com Cabral para Suíça, onde ambos defendem a candidatura, “essa vai ser uma grande oportunidade para os cariocas verem realizadas obras que sempre pediram. Com a liberação dos recursos, aqueles que sofrem com as enchentes em Jacarepaguá ou com a sujeira à beira da Baía de Guanabara, logo vão perceber as mudanças”.
Outro projeto que pode ser anunciado nos próximos dias é o da linha 4 do Metrô, que vai ligar a Zona Sul à Barra da Tijuca, na Zona Oeste. O COI anunciará a cidade escolhida para sediar a Olimpíada de 2016 no próximo dia 2 de outubro em Copenhague, na Dinamarca.
JP