Lily Safra: milionária nascida em Canoas


Leia também nota atualizada clicando abaixo:

Russo perde milhões e Lily Safra retoma mansão

A gaúcha, de Canoas, Lily Watkins Cohen Monteverde Bendahan Safra, de 71 anos, é a brasileira mais conhecida no jet-set internacional. Seus quatro casamentos com bilionários do Brasil, da Argentina, da Inglaterra e do Líbano resultaram num legado de fama, fortuna e lágrimas. Tanto Edmond Safra, seu último marido, como Alfredo Monteverde, com quem se casou em 1965 e que lhe deixou de herança o Ponto Frio, morreram de forma trágica.

A empresa, aliás, lhe despertava sentimentos díspares. Se por um lado o negócio garantia uma importante fonte de renda, por outro lhe trazia lembranças trágicas como a morte do primogênito Claudio Cohen. Diretor de marketing do Ponto Frio, ele foi vítima de um acidente de carro em 1989.

Desde então, Lily Safra começou a se afastar cada vez mais do Brasil. O distanciamento se acentuou nos últimos anos. “A dona Lily só vinha ao Brasil para receber os dividendos do Ponto Frio. Chegava, despachava com os executivos e na sequência embarcava de volta para a Europa”, conta um executivo que atuou na empresa.

Ex-maridos: a cada casamento, incorporava um sobrenome: Cohen vem de Mario,Monteverde de Alfredo e Safra de Edmond

Com a venda do Ponto Frio para o Grupo Pão de Açúcar, na segunda-feira 8, Lily rompeu o último laço que a prendia ao País. Tanto que nem apareceu para assinar a papelada. Toda a negociação foi conduzida por telefone e internet. O contrato foi enviado por email para Londres, onde fica a residência oficial de Lily.

As raras visitas ao Brasil eram motivadas ainda por atividades filantrópicas e eventos da alta sociedade. Em todas as ocasiões Lily era tratada com mesuras.  E não podia ser diferente, segundo um empresário que manteve um relacionamento comercial duradouro com ela: “Ela sempre foi uma pessoa difícil no trato pessoal e que jamais admitia ouvir um não como resposta”, recorda a fonte que pediu para não ter o nome citado.

O sócio minoritário Simon Alouan foi um dos que conheceram a face, digamos, mais agressiva de Lily. Nos últimos 20 anos ela sequer lhe dirigiu a palavra. Apontado por ela como causador da morte do filho Claudio, com o qual ele travou uma ríspida discussão no dia do acidente, Alouan foi expulso do enterro do Claudio.

Apesar do temperamento forte, Lily é tida como uma mulher sedutora. O charme e a beleza foram as armas usadas para conquistar bons partidos, como o argentino Cohen, dono de indústrias do segmento de náilon e com quem teve três filhos: Adriana, Eduardo e Claudio. Na sequência vieram o brasileiro Monteverde, o inglês Samuel Bendahan e o libanês Safra.

Este último, um solteirão convicto, foi fisgado aos 44 anos durante um leilão de arte em Paris, quando disputaram ferozmente um item apregoado. Safra venceu e depois a presenteou com a peça.

Em Londres, para onde se mudou após a morte de Safra, em 1999, Lily estreitou ainda mais seus laços com a nobreza. Fez o mesmo com personalidades do showbiz, como o cantor Elton John e eventos beneficentes patrocinados por ela na Europa e nos Estados Unidos. A faceta filantrópica de Lily, aliás, foi intensificada nesta década. À frente da Fundação Edmond Safra ela se tornou a 20ª maior contribuinte de instituições de caridade britânicas, com a doação de US$ 45 milhões.

Nascida Lily Watkins em Canoas (RS), a cada sobrenome influente adicionado ao seu registro civil ela foi amealhando uma fortuna em heranças, que hoje já soma US$ 1 bilhão, segundo a revista Forbes.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • João Carlos Silva  On novembro 11, 2015 at pm:34 pm

    Viúva negra de Canoas? Até parece que é a única! Quem não sabe daquela que já enterrou dois e vive as custas do que ela, ex-marido e amante arrancaram do clube de nossa comunidade. Pior ter cara de pau de procurar o terceiro.

  • vanilda  On maio 10, 2012 at pm:30 pm

    Que pena, Lili ela é parecida com a minha irmã, ficou com traumas dos parentes.
    Eu acho gente assim com dificuldade de se relacionar entre as pessoas.Vai morrer sem saber amar o próximo, agora no final de vida vai oferecer fortunas para os outros, aquilo que não ajudou a família vai para estranhos.Não sabe como é bom está junto a familia. Pelo que me parece ela amava e ostentava luxo. Eu vou parar pós minha neta Maria Fernanda acordou e está no meu colo.

  • vitor  On janeiro 23, 2011 at pm:32 pm

    nossa q mulher poderosa,pena q tem raiva ou trauma do brasil, ela devia ajunda e o brasil!!!!!!!!!!!!

    • breno  On outubro 11, 2013 at am:54 am

      coitada arrogante e infeliz,

  • Indignado  On agosto 11, 2010 at am:46 am

    É triste saber que uma brasileira como essa tem tanto ódio do Brasil e prefere ajudar “entidades caritativas britanicas”. Ao invés de ajudar o Brasil, ela tem vergonha de ser brasileira. Acho que ela gostaria de ter nascido lá mesmo.

  • Jorge Pacheco  On maio 12, 2010 at pm:08 pm

    Conhecer pessoalmente essa jagunça, só se vc for judeu, e judeu rico porque pobre só dá despesa. Gostei do comentario da Rosangela: VENDE PARA OS POBRES DO BRASIL E FAZ DOAÇÃO AOS DA INGLATERRA, não é sublime…prostituta de merda

  • Vilma  On abril 25, 2010 at pm:53 pm

    Essa mulher, sei lá, do tipo viúva negra (2 maridos morreram tragicamente…hmmmm…sei não…)

    • breno  On outubro 11, 2013 at am:56 am

      ela é carregada, louco quem se envolve com essa bruxaaaaa, odeia o brasil,vai ajudar outro pais,pra se apareçer vai bruxaaaaaaaaaaa

  • graciela lara dias  On abril 3, 2010 at pm:34 pm

    gostaria muito de conectar-me com a LILY SAFRA,mulher de muito valor e fibra,moro em santana do livramento-rs-.Aguardo resposta.

  • Maria Kina  On março 28, 2010 at pm:17 pm

    Já eu sou mais simples,fico encantada quando escuto falar de uma mulher poderosa,rica e ainda como se não bastasse bonita com essa idade.Meu Deus,isso me da esperança de um dia ainda ser uma grande mulher.Lily voce tem tudo para realizar meu sonho,pense nisso com carinho rsrrsrsr beijos minha inspiração felicidades

  • raiane  On março 3, 2010 at am:48 am

    pense em uma mulher pra se admirar, corajosa, poderosa, com personalidade propria e forte, inteligente… nossa são tantos atributos que nem cabe aqui. Nao estou esperando nada em troca, simplismente a admiro. É até dificil de acreditar que se trata de uma brasileira, me disculpem mais talvez por muita substimaçao as brasileiras estão cada vez menos capazes de fazer um nome e uma vida. são simplorias e previsiveis. já existe um livro contando a história de Lily Safra? se tiver com certeza vou ler, se não, deveria. É uma lição de vida pra muita gente.

  • rosangela  On março 2, 2010 at pm:21 pm

    Essa dona …seu la o que…..vende pros pobres do Brasil e doa pros pobres do Reino Unido…………..isso nao eh maravilhoso?…quanta caridadae…….kkkkk

    • breno  On outubro 11, 2013 at am:58 am

      verdade,kkkkkkkkkkkkkkkkkk, ela é otima desgraçada kkkkkkkkk

  • Angela Maria Haselof  On janeiro 29, 2010 at am:33 am

    Gostaria de saber se Lily Safra receberia esta msg. Visto q ela é uma das mais ricas da Grã Bretanha e tb inserida na filântropia, tenho uma ONG e estou abrindo uma ca de apoio a crianças com doenças degenerativas e tb futuramente, para idosos.
    Gostaria muito de saber se poderia ter um contato mais próximo com ela através de uma assessora.
    Desde já agradeço.
    Att,
    Angela

  • silvia  On janeiro 1, 2010 at pm:50 pm

    OI XIco!
    Porque não pergurta à D. Lily?

  • silvia  On janeiro 1, 2010 at pm:49 pm

    poque nao pergunt à ela?

  • Xico Júnior  On novembro 21, 2009 at pm:57 pm

    Olá!
    Tem me chamado a atenção as notícias sobre a bilionária Lily Watkins Cohen Monteverde Bendahan Safra, que nasceu em Canoas-RS, pelo fato de eu morar em Canoas-RS.
    Assim, gostaria de saber a data completa do nascimento de Lily Watkins e se possível o local onde foi registrado o seu nascimento, se em Cartório de Canoas ou de Porto Alegre, já que em 1938 Canoas não era sequer emancipada.
    Fico no aguardo de um retorno.
    Att.
    Xico Júnior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: