BC baixa juros em 1 ponto, para 9,25% ano


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu na noite desta quarta-feira reduzir a taxa básica de juros (a Selic) em 1 ponto percentual, passando de 10,25% ao ano para 9,25%.

É a menor taxa desde que a Selic passou a ser usada como meta da política monetária, em 5 de março de 1999. Foi a quarta redução consecutiva.

O comunicado emitido pelo Copom após a decisão, no entanto, deixa claro que o juro básico não continuará caindo nesse ritmo. O documento diz que “qualquer felxibilização monetária adicional deverá ser mais parcimoniosa”.

Os números não surpreenderam a maior parte dos analistas de mercado, que esperavam uma redução entre 0,75 e 1 ponto percentual. O relatório Focus (pesquisa feita com economistas), divulgado pelo próprio Banco Central, mostra que a expectativa é de que os juros básicos cheguem a 9% no fim deste ano.

Segundo estudiosos do mercado, a diminuição da produção já atingiu proporções suficientes para reduzir as pressões inflacionárias e abrir espaço para o corte de juros.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: