Lee Iacocca, o lendário executivo-chefe da Chrysler, que salvou a montadora americana da falência em 1979, acaba de perder o direito ao carro da empresa e parte de sua pensão, devido ao processo de reestruturação da empresa.
A informação foi dada pelo atual presidente da empresa, Robert Nardelli, durante audiência no tribunal de falências.
Apesar de ter salvo a companhia há quase duas décadas, a reputação de Iacocca como um dos mais bem-sucedidos CEOs americanos não foi suficiente para manter seus benefícios agora que a Chrysler se encontra em sérias dificuldades financeiras.
Iacocca faz parte de um grupo de ex-executivos que investiu em um plano de aposentadoria suplementar, que garantia uma renda maior ao deixar a empresa. O problema é que na atual situação, esse programa deixou de ser pago.
A Chrysler também cancelou um programa no qual antigos executivos tinham direito a um carro da empresa durante toda a sua vida. Eles já receberam um comunicado informando que devem devolver seus veículos ou comprá-los da montadora. Iacocca está entre eles.
Em 1979, Iacocca salvou a Chrysler do colapso ao produzir carros mais baratos e de menor custo, que caíram no gosto popular durante a recessão de 1980-1982. Com o dinheiro, a Chrysler foi capaz de pagar rapidamente o empréstimo que tinha o governo como fiador.
O executivo chegou a aparecer em vários anúncios da Chrysler e ficou famoso pelo slogan “Se você conseguir achar um carro melhor, compre”. Sua experiência está descrita em livros como “Iacocca: Uma Autobiografia” e “Cadê os líderes?”