União recadastrará 606 mil aposentados e pensionistas


O governo federal, por meio do Ministério do Planejamento, vai fazer um recadastramento de cerca de 606 mil servidores inativos e pensionistas das administrações direta e indireta. A previsão inicial é de que o procedimento tenha início em julho. O objetivo é saber quem são e onde estão essas pessoas, além de organizar o cadastro da União e identificar pagamentos indevidos, que serão cortados.

Do total de ex-funcionários e pensionistas que serão recadastrados, 362 mil são aposentados e 244 mil recebem pensão. Inicialmente, os servidores da ativa ficarão de fora, já que estão diariamente nas repartições e, por isso, têm seus dados atualizados constantemente pelos setores de Recursos Humanos dos órgãos de lotação.

Segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, esse tipo de levantamento está previsto no Estatuto do Servidor Público (Lei 8.112/1990), mas não é feito há vários anos. Ele afirmou ainda que medidas como essa ajudam a economizar recursos.

No último relatório de avaliação, por exemplo, a previsão de gastos com pessoal foi reduzida em R$ 1,45 bilhão, em razão das auditorias e dos cruzamentos de dados realizados recentemente.

Para ajudar o servidor público a entender como será o recadastramento, o governo federal pretende lançar uma ampla campanha de divulgação do procedimento.

É quase certo que o censo seguirá o modelo do último recadastramento dos segurados do INSS, realizado entre 2005 e 2007. Na época, os beneficiários da Previdência Social atualizaram seus dados no próprio banco onde recebiam os pagamentos. No caso do funcionalismo, será necessário apresentar alguns documentos, mas o Planejamento ainda não decidiu quais serão.

Djalma Oliveira – Extra

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: