Wolfram Alpha: o novo buscador


Depois de anos de pesquisa, o cientista Stephen Wolfram (foto) criou um novo e potente serviço de buscas que é capaz de responder a um vasto campo de perguntas. O Wolfram Alpha já pode ser usado a vontade na internet.

“É um buscador que não te dá sites, mas respostas que ele pesquisa em um imenso banco de dados que a própria empresa montou a partir de fontes das mais diversas”, explica Rodolfo Lucena, editor de Informática da Folha.

Não querendo se definir como um mero sistema de busca na rede, mas como um motor de conhecimento computacional, a sua peculiariedade está nas respostas personalizadas que oferece, às questões colocadas pelos utilizadores.

Para conseguirem tal feito, os técnicos do Wolfram desenharam um sistema de equações matemáticas que reconhecem e gerem a informação obtida em milhares de bases de dados: enciclopédias, publicações científicas e informação governamental e de outras instituições.

Segundo o Los Angeles Times, quem perguntar, por exemplo, “Quanto tempo de demora a chegar a Saturno à velocidade da luz?”, a resposta será: 75 minutos.

Se os utilizadores escreverem nomes de empresas como IBM ou Apple, o motor de conhecimento compara equipas, benefícios, capitalização bolsista e evolução das ações, entre outros dados.

Rapidamente, a ferramenta é capaz de apresentar informações sobre assuntos como o índice médio de massa corporal de um homem de 40 anos de idade, se a Torre Eiffel é maior que o Space Needle de Seattle e se a maré está alta neste momento em Miami.

“Estamos tentando reunir todo o conjunto do conhecimento humano para dar respostas específicas”, explica Stephen Wolfram, acrescentando que a informação disponível já ultrapassa os 10 terabytes de dados.

Para fazer frente  a este concorrente de peso, o Google lançou um serviço similar: o Google Square.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: