Brasileiro de 21 anos cria nova cara do Twitter


Por Rafael Sbarai

Aos 21 anos, Vitor Lourenço e com experiência de quase uma década na área de design – começou aos 13 – ele foi convidado recentemente para criar o novo layout do Twitter,  ferramenta social de mensagens de até 140 caracteres – fenômeno “tecnocultural” da internet.

Em seu novo emprego, em San Francisco (EUA), ele falou a VEJA.com e deu sua versão sobre a importância que a ferramenta está ganhando:  “O Twitter está se tornando um meio de comunicação onipresente e indispensável para acompanhar o que está acontecendo ao redor do mundo”, diz.

A intenção da empresa de construir um projeto global, incluindo no pacote uma versão em português do serviço.

A pedido de VEJA.com elel respondeu a cinco membros do Twitter.

Você é responsável pelo novo desenho do site do Twitter. Como começou o trabalho?

Fui contratado como consultor pelo Twitter entre abril e outubro de 2008. Depois, fui trabalhar no Yahoo!, como líder de experiência do usuário em um novo produto, que será lançado no Brasil. Em abril deste ano, fui contratado pelo Twitter novamente para trabalhar em novas funcionalidades e aprimoramento da experiência do usuário.

Qual foi seu principal objetivo ao desenvolver a atual interface do site?

O processo de redesign foi um trabalho em equipe e aconteceu em 2008. Eu participei como único designer envolvido. Assim, as mudanças visuais estiveram sob minha execução, junto a decisões tomadas com os fundadores, Evan Williams e Biz Stone. Procurei desenvolver uma interface mais simples, que faça com que o Twitter seja considerado mais importante do que serviços mais complexos que têm a mesma finalidade – em outras palavras, ele deve se diferenciar pela simplicidade. Contamos com um time excelente de aproximadamente seis engenheiros responsáveis por tornar tudo funcional.

Como conheceu o pessoal da ferramenta social? Você mantém contato com os fundadores Biz Stone e Evan Williams?

Eu recebi o contato do Evan Williams após ele ter visitado o mashup (aplicação para web que usa conteúdo ou recurso já disponível para a criação de um novo serviçoFoodFeed e ter se interessado pelo conceito do serviço e pelo meu trabalho disponível em meu portfólio on-line. Nas últimas semanas, eu viajei para San Francisco e pude acompanhar a fase final do projeto. Foi um prazer excepcional poder conhecer o escritório do Twitter, que possui uma arquitetura sensacional e uma atmosfera inspiradora. Hoje tenho contato diário com os fundadores, que vêm fazendo um trabalho excelente, jamais visto anteriormente em startups (companhias novas) com tão pouco tempo de existência.

Qual é sua rotina de trabalho?

Eu trabalho muitas horas por dia. Minha rotina se divide entre o design e implementação de novas funcionalidades e melhorias na experiência de uso do Twitter. Trabalhamos em um ambiente ágil com poucas interrupções e espaço para concentração e foco, ao mesmo tempo em que temos um ambiente bastante descontraído. O escritório está localizado num belo loft da região de South Market, em San Francisco: ali, temos café-da-manhã e almoço todos os dias, além de uma cozinha equipada com snacks, aperitivos e bebidas. Às sextas-feiras, temos uma divertida reunião semanal, onde relaxamos e assistimos a filmes no escritório.

Em poucos meses, a interface da ferramenta mudou três vezes.  Já há planos para novas reformulações?

Estamos sempre mudando e aprimorando. Sem dúvida, já existem novos planos para mais ajustes e melhorias.

Existe plano para uma versão em português do Twitter?

Imagino que uma expansão global esteja dentro dos planos da empresa no futuro.

O que significa para você, hoje, o Twitter?

O Twitter é unico no que faz, e introduz um novo comportamento humano em nossa rotina. Está se tornando um meio de comunicação onipresente e indispensável para acompanhar o que está acontecendo ao redor do mundo. Comparando com outros meios de comunicação, podemos fazer este paralelo: se você precisa falar com um amigo sobre uma rápida questão pessoal, um SMS é a melhor forma. Se você precisa enviar um comunicado mais formal, pode utilizar o e-mail. Agora, se acabou de presenciar um terremoto ou uma situação inusitada, como um avião aterrissando no rio Hudson, você não vai mandar um SMS para um amigo ou escrever um e-mail, correto? Você precisa comunicar isso ao mundo e, sem dúvida, o Twitter é a melhor ferramenta para esse propósito.

Você considera o Twitter uma rede social?

O Twitter não é uma rede social. Você pode fazer um uso social dele, comunicando-se com pessoas de sua rede, ou então simplesmente escolher receber atualizações de pessoas ou empresas que você admira, mesmo que essas não façam parte de seu círculo social.

Você concorda com a afirmação de que o serviço de busca em tempo real é o principal do Twitter?

É uma experiência extremamente rica poder acompanhar o que diversas pessoas estão fazendo ao redor do mundo. Além disso, navegar entre os tópicos mais comentados no momento é outro grande atrativo do nosso serviço de busca em tempo real. Entretanto, ainda acredito que é muito gratificante escolher quem deseja acompanhar e receber suas atualizações em tempo real. Independente da situação, é impossível ficar entediado quando você tem um celular e acesso ao Twitter.

Recentemente, foram veiculadas notícias sobre a possível compra do Twitter? Quem está mais próximo disso: Google, Facebook ou Apple?

Sou orientado a não comentar nada a respeito deste assunto.

Veja.com

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: