A internet permite às pessoas a inovação em todo tipo de mídia. Mesmo com um pensamento muito simples, basta um pouco de criatividade em cima disso para que criem coisas fantásticas.
“>Não importa quem você é. Não importa para onde você vai em sua vida. Em algum ponto há alguém esperando por você. Com estas frases, o músico de rua Roger Ridley abre numa calçada de Santa Mônica, Califórnia, uma faixa do DVD “Playing For Change”, organizado pelo músico americano Mark Johnson.
Jonhson passou dez anos viajando pelo mundo e gravou artistas de rua interpretando sucessos universais como Stand by Me, One Love e Don´t Worry nas vozes e instrumentos de músicos do Tibete, Zimbábue, Moscou ou Estados Unidos.
O resultado, previsivelmente, é muito rico em diversidade. Não só de interpretações, mas também de instrumentos e técnicas diversas espalhadas por vilas de Soweto ou mosteiros do Himalaia.
O produtor compilou os “melhores momentos” de sua turnê pelas ruas do mundo em CDs e DVDs e está vendendo a obra coletiva pela web, além de coletar doações para seu projeto. A ideia de Jonhson é gerar renda para os músicos de rua de várias partes do mundo e garantir um naco do faturamento fonográfico global para gente que, a despeito do talento, não se encaixa no perfil das gravadoras.
Se ao viajar pelas Piazzas e Squares do mundo você já se emocionou com um violonista ou dançarino de rua, não vai terminar de rodar o vídeo acima sem esboçar um sorriso.
Essa versão de Stand By Me, originalmente de Ben E. King, foi feita de uma forma sem igual, usando um “estúdio virtual” com artistas de rua completamente desconhecidos.
Tudo começou nas ruas de Santa Monica, California, onde Roger Ridley gravou a voz e o violão base. Em seguida, na Louisiana, mais uma voz foi adicionada junto com gaita pelo Vovô Elliot, um cantor cego, enquanto escutava por headphones a base gravada de Roger.
A partir daí, a busca se tornou mais longa. Os produtores não se mantiveram apenas nos EUA. Foram à Europa, África e também aqui para a América do Sul ( inclusive no Brasil), fazendo a mesma coisa até termos a versão final que você vê abaixo.
OBS: Tudo feito apenas com um laptop e alguns microfones.
JovemNerd/Gizmodo
Comentários
OBRA DIVINA!!!!!!!!! APLAUSOS.