Volks deve comprar a Porsche


A Volkswagen estuda a possibilidade de comprar a Porsche A.G., fabricante de modelos esportivos da marca, e a maior acionista da Volks,  informa o jornal britânico Financial Times.

A compra aliviaria o caixa negativo da Porsche, que conta com uma dívida de 9 bilhões de euros (26,5 bilhões de reais). Apesar do necessário alívio nos débitos, a compra terá impacto nas empresas, já que a Porsche é acionista majoritária da Volks desde 2006.

Segundo o jornal Financial Times, o analista do banco de investimentos Credit Suisse, Arndt Ellinghorst, acredita que a solução mais lógica é utilizar o valor líquido do caixa da VW de 10,7 bilhões de euros (30,8 bilhões de reais) para comprar o segmento de carros esportivos.

Um porta-voz da Porsche disse que a empresa receberia 280 milhões de euros (806,2 milhões de reais) em dividendos da Volks e que o lucro operacional seria o suficiente para este ano. Ainda assim analistas acreditam que a montadora pode ter dificuldades para quitar suas dívidas.

A Porsche teve lucro de 6,8 bilhões de euros (19,6 bilhões de reais) nos últimos seis meses, mais do que o dobro de sua receita, decorrente da aquisição da VW. Porém, analistas afirmam que a maioria desse lucro não teria efeito sobre o caixa da empresa.

O plano enfrenta obstáculos, como o valor da Porsche. Estimativas variam entre 6 bilhões de euros (17,2 bilhões de reais) até 9 bilhões (25,9 bilhões de reais). Outra questão é saber se o estado alemão da Baixa Saxônia, que detém 20% da VW, pode suportar tal medida. As famílias Porsche e Piëch juntas controlam a Porsche e detém 50,76% das ações da Volks.

A Volkswagen teve queda de 3,48% após a publicação da reportagem do Financial Times. As ações da Porsche subiram 6,28%.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: