VisaNet quer entrar na bolsa de ações


Até esta sexta-feira, a VisaNet – empresa que faz captura e processamento de pagamentos eletrônicos dos cartões de crédito e débito com a bandeira Visa e Visa Electron – deve entregar um pedido à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para fazer a sua oferta inicial de ações, também conhecida pela sigla em inglês IPO.

O movimento da empresa tem um significado especial para o mercado local porque é uma demonstração de confiança depois de quase um ano em que imperou o medo. O último IPO na Bovespa foi o da OGX, companhia do empresário Eike Batista, em junho de 2008 – antes da quebra do banco americano Lehman Brothers e do quase derretimento do sistema financeiro mundial.

Entre alguns analistas existe a esperança de que o IPO da VisaNet, se de fato for adiante e tiver êxito, seja um divisor de águas.
O pedido da empresa à CVM virá na esteira da terceira oferta de ações feita por sua concorrente – a Redecard. A operação realizada em março deste ano foi um sucesso e marcou a volta dos investidores estrangeiros (eles foram 87% do total).

Essa não será a primeira vez que a VisaNet entrará com um pedido de IPO. Em agosto de 2008, a empresa comunicou o desejo de estrear na bolsa, mas, devido ao agravamento da crise um mês depois, voltou atrás. Seus principais acionistas são o Bradesco (39%), o Banco do Brasil (31%), o Grupo Santander (14%) e a Visa International (10%).

A Visanet tem uma fatia de cerca de 45% do mercado em que atua.

Exame

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Vando Oliveira  On abril 23, 2009 at pm:49 pm

    Com a entrada do Visa Net em lançar ações no mercado, a marca se fortalecerá aumentando a sua fatia no mercado atual. Gostaria de saber quais de seus principais acionista abrirá mão de suas cotas para lançar as ações no mercado, uma vez que o Banco Bradesco é seu maior acionista.

    Vando Oliveira
    SJCampos-SP
    Graduando em Adm de Empresas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: