Obama já prepara falencia da Chrysler


O Tesouro americano estaria preparando o pedido de falência da Chrysler. A operação pode ser anunciada até o final desta semana, segundo matéria do jornal The New York Times. O governo teria chegado a um acordo com a United Automobile Workers, um dos mais importantes sindicatos do país, para que as aposentadorias e os planos de saúde dos funcionários fossem protegidos pela condição de falência.

A aliança da montadora americana com a Fiat continuaria de pé e seria concluída após a entrada do pedido. De acordo com as informações do Times, o único ponto ainda em discussão é o que aconteceria com os credores da Chrysler. A empresa deve cerca de US$ 6,9 bilhões.

“Numa negociação como esta, tudo é especulação enquanto não se chegar a um acordo”, disse uma fonte do governo ao jornal, que não quis se identificar.

Um pedido de falência da Chrysler seria o primeiro entre as grandes montadoras americanas, que sofrem desde o final do ano passado com a redução drástica das vendas de carros. O Tesouro também está trabalhando para que a GM se prepare para uma possível falência. Os termos do acordo com a Chrysler poderiam servir de parâmetro para a General Motors.

No entanto, alguns analistas ouvidos pela reportagem duvidam do possível pedido de falência da Chrysler. Eles avaliam que as afirmações do governo nesse sentido seriam uma maneira de pressionar os credores, com os quais a administração tem trocado propostas para a redução da dívida.

A montadora tem até 30 de abril para apresentar ao Tesouro um plano de reestruturação. O prazo para a GM é um pouco mais longo e se estende até 1° de junho.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: