Peninha Bueno vai indenizar juiz Carlos Simon


O jornalista Eduardo Rômulo Bueno, o Peninha (foto), terá que indenizar o árbitro gaúcho Carlos Eugênio Simon em R$ 15 mil por danos morais.

A sentença da 13ª Vara Cível de Porto Alegre, proferida pela Juíza  Nara Elena Soares Batista, saiu  dia 8 e também prevê a exclusão do nome de Simon nas reimpressões do livro ‘Grêmio – Nada Pode Ser Maior’, assinado por Peninha e publicado pela Ediouro.
O processo se arrasta desde 2006, quando foi lançado o livro, que afirma que Simon está incluído na “vasta estirpe de juízes que surrupiaram o Grêmio ao longo dos últimos anos”.

A juíza argumentou que chamar o árbitro de ladrão durante ou após um jogo é diferente de escrever em um livro. Já os advogados do jornalista alegaram que “a paixão envolvida permite visões distorcidamente parciais, típica das paixões”. As partes ainda podem recorrer ao Tribunal de Justiça do Estado.

Em seu livro “Grêmio: Nada pode ser maior”, o escritor Eduardo Bueno, o Peninha, escreveu, no tom jocoso que caracteriza quase todo o livro, que tem até uma homenagem aos brucutus, em sua primeira linha, que “Futebol-arte, todo mundo sabe, é coisa de veado”.

Escreveu, também, que o assoprador de apito Carlos Eugênio Simon fazia parte da “infame estirpe dos juízes que surrupiaram o Grêmio”. Por isso foi processado. E perdeu. O que o levou a distribuir o texto abaixo:

Por EDUARDO “PENINHA” BUENO

Depois de quase dois anos de trâmites, o processo que o apitador Carlos Simon moveu contra mim encerrou-se, em primeira instância, nessa última “quinta-feira santa”.

Fomos, a editora Ediouro, que publicou o livro “Grêmio: Nada pode ser maior”, de minha autoria, e eu próprio, condenados a pagar cerca de R$ 15 mil ao referido apitador.

Não sei ainda qual a opinião da editora, mas estou enviando esse email para revelar, de público, que, embora ainda caiba recurso, faço questão de “desembolsar” a supracitada quantia, já que considero quase um galhardão, um prêmio, um presente ser processado por alguém da estatura e do currículo de Carlos Simon.

Por vários motivos:

1) Porque tenho a esperança de que o referido profissional use o dinheiro para fazer cursinhos de atualização em arbitragem, de forma que passe a errar menos, em especial contra o Grêmio;

2) Porque me inspirou para escrever o livro “Os erros de Carlos Simon”, que será lançado em breve, com a disposição altruísta de que a rememoração do extenso rol de suas falhas o leve aprimorar-se em sua profissão e não marcar mais impedimento em cobrança de lateral;

3) Porque descobri que Ricardo Teixeira e a Comissão de Arbitragem da CBF– que eu desconhecia serem letrados – leram (oh, espanto!) meu livro “Grêmio: Nada pode ser maior”.
Como costumo tratar bem meus leitores, vou enviar-lhes um exemplar da nova obra . Enviarei um também para a Confederação de Futebol de Gana, onde Simon é muito admirado;

4) Porque o caso me inspirou a criar um site, errosdesimon.com. aberto à atualizações do público em geral, já que o livro não conseguirá acompanhar a rapidez com que o panorama se modifica;

5) Porque vou reescrever o livro “Grêmio: Nada pode ser maior”, extraindo a frase capada pela justiça e, no lugar dela, acrescentar um apêndice com todos os erros do supracitado árbitro contra o Grêmio – sempre na tentativa de que ele se aprimore. O livro já vendeu 23 mil exemplares, mas sei que a torcida do Grêmio comprará muito mais da nova edição;

6) Porque disposto a ajudá-lo a se aprimorar também na profissão de jornalista – que diz exercer, embora eu nunca tenha lido nem mesmo a frase “Ivo viu a uva” escrita por ele -, venho lançar de público um desafio: ele escreve um livro e eu apito um Grenal e veremos quem erra menos. (Desde criança, meu sonho sempre foi apitar um Grenal…). Se o desafio for considerado despropositado, sugiro então um debate público sobre o tema: “O que leva uma criança a decidir ser juiz de futebol?” Ou então sobre a inquietante questão “Quem somos, de onde viemos e para onde vamos”.

7) Por fim, porque tal processo com certeza unirá nossas trajetórias profissionais por um bom tempo e haverá de servir de estímulo para nos aprimorarmos mutuamente no exercício de nossas atividades – levando ainda mais longe o nome do nosso amado Rio Grande.

E, se, porventura, as obras que pretendo escrever sobre o referido árbitro – sempre, repito, no intuito de aprimorá-lo no exercício de sua dura faina – vierem, por algum motivo, a ser censuradas, os processos daí decorrentes certamente irão deflagrar estimulante debate sobre os limites da liberdade de expressão e de opinião.

Tenho certeza de que esse será um tema instigante, cujo desenrolar haverá de colaborar para amadurecimento da nação.

Eduardo Bueno

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Giuliano  On dezembro 1, 2010 at pm:54 pm

    Eu sugiro a criação de um site sobre o árbitro brasileiro que mais atuou em Copas do Mundo. http://www.OmelhorNOquefaz.com
    Frangotes racistas como este nascem de novo toda vez que deixam de passar por mim na rua.
    Torcedores de todo país não entenderam pq o Simon processou o compositor de “Sozinho” hehehe Quem é peninha? Duck Tales???
    Ah! O saquinho de osso não cumpriu a promessa, pois entrou com recurso, perdeu, e agora vai pagar pra deixar de ser fresco.
    Contra fatos não há argumentos
    Simon = 3 COPAS do Mundo, vários mundiais de clubes FIFA
    Peninha = Vai no Jô de 10 em 10 anos

    • Ademilson  On agosto 7, 2011 at pm:54 pm

      Curioso: Um historiador que não estudou História criticar um jornalista porque não estudou Jornalismo.

  • CY Aranda  On novembro 15, 2010 at am:01 am

    Quem mandou esse tal de Eduardo Rômulo Bueno, o Peninha, ofender um ser humano que, ainda, está vivo? O engraçado é que esse tal Peninha já estava mal acostumado a ofender pessoas já falecidas que não podem mais se defender,nos seus supostos livros de História do Brasil Recontada, como os honrados heróis brasileiros Marechal Deodoro da Fonseca e Raposo Tavares. Além de Gremista deve ser, tb, petista.Lamentável.

  • Antonio G.  On agosto 26, 2010 at am:26 am

    Deve ser por causa do Simon que o Inter é Bi-Campeão da América, rumando para o Bi-MundiaL FIFA, e o Grêmio está na Zona de Rebaixamento do Brasileirão 2010…

  • Gerson Rodrigues  On junho 13, 2010 at pm:53 pm

    Dizer que um árbitro do nível de Carlos Simon favorece este ou aquele time de futebol é convence a mim que papai noel existe. Pena que Gaúchos como Peninha não saibam valorizar uma persolinalidade do esporte com Simon. Simon nunca precisou de cursinhos de arbitragens para ser bom no que faz. Lamentável alguém jogar num árbitro de futebol as deficiências de um clube de futebol que já teve administrações muito ruins ao longo de sua hiatória.

  • Jacques  On fevereiro 12, 2010 at pm:02 pm

    Gostaria de saber quando estes “àrbitros” irão indenizar o nosso GRÊMIO, vide o gol do Jardel em 1995 (Copa do Brasil) contra o palmeiras no último segundo, VERGONHOSAMENTE anulado pelo “àrbitro”, pênalti contra o Flamengo em 1982 em pleno Olímpico (decisão do brasileiro) não marcado e por aí vai, nem quero falar em GRE-nais, várias vezes perdidos para a arbitragem.

    Mas o GLORIOSO GRÊMIO passa por cima de tudo isto, sendo um time temido e respeitado por todos, até quando o mesmo é inferior a outros clubes em campo.

    Parabéns PENINHA, que classe, que resposta, você é CORAJOSO.

  • laurence ferretti  On maio 15, 2009 at pm:23 pm

    que triste ver a imprensa dar noticia de peninha, um cara totalmente racista, que chama os outros de macacos, e ainda por cima fomenta odio entre torcedores, nao sei o que e mais triste peninha ou a imprensa, por isso nao vou mais em estadios de futebol, pois tudo cheira a podre

  • LUIZÃO  On abril 29, 2009 at pm:53 pm

    Dá um tempo, a impáfia gremista é de dar nojo – só o grêmio é prejudicado? e quando o erro lhes favorece você escrevem livros enaltecendo o juíz?

  • Cássio Murilo Lima Souza  On abril 28, 2009 at am:11 am

    Bueno,
    vai o apoio de um vascaino.
    O que ele fez na final do cearense foi escandaloso.

    abraços,
    Cássio Murilo.

  • Carlos Mafort  On abril 27, 2009 at pm:02 pm

    Senhores,

    Ontem ele conseguiu se superar… nunca ví um “erro” como aquele em todos os 34 anos de minha vida!

    O Peninha precisa criar logo o site errosdesimon.com pois estão surgindo novos conteúdos para a postagem…

    Abraços
    Carlos Mafort

  • Alceu Oliveira  On abril 19, 2009 at pm:45 pm

    Meu filho me informou e mandou matéria do Peninha sobre o desfecho do processo. Gostei muito. Não seria necessário muito comentário porque pra mim basta saber que o tema aborda as façanhas do Carlos Simom. Se isto não bastasse, para mim seria suficiente tratar de´um “cidadão” que tem reiteradamente se acostumado a prejudicar ao nosso gremio. O que vem dele é sempre assim. Aquela pose de cabelinho cheio de gel, empinar o corpo e fazer muita palhaçada para dar início a partida e depois repetir com gestos mais exagerados o final da partida, está mais para Margarida.

    Meus parabéns Peninha, vai em frente. Seria necessário o destemor e a coragem para por fim ao chefe da gangue que tem asaltado o Gremi por longos anos.

    Num passado, mais ou menos distante, tivemos aqui no rgs figura do Romeu Rodrigues da Cruz, hoje encaranda, se é que já morreu, na pessoa de Carlos Simom. Tem outro que ainda anda por ai, velho raposa Airton Bernadoni.

    Quem será o próximo sucessor de Simom?

    Com o Gremio onde o Gremio estiver.

    O resto é campeonato agrícola ou rural, ou ainda dos sem terra. Campeonato do Stédile.

    E A LIBERTADORES QUE ORA LIDERAMOS NÃO VALE NADA?

    Abração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: