No ano em que completa 10 anos, o Fórum Social Mundial (FSM) retorna à cidade que deu início aos debates desenvolvidos pelo megaevento.
Em janeiro de 2010, Porto Alegre volta a receber o fórum, que será promovido de maneira descentralizada, em diversas localidades. O apoio da prefeitura da Capital à iniciativa foi reafirmado em reunião entre o vice-prefeito José Fortunati, prefeitos da Região Metropolitana e delegação do Conselho Internacional do FSM.
O encontro foi na Prefeitura de Canoas. A intenção dos organizadores é de que Porto Alegre possa sediar um grande seminário para avaliar e discutir os rumos do FSM, com atividades implementadas nos municípios da região metropolitana.
“No ano em que completamos 10 anos, vamos voltar para casa”, enfatizou Salete Camba, do Conselho Internacional do FSM. Para o professor Oded Gragew, que faz parte da delegação, o evento no estado tem tudo para ser o de maior destaque na programação do fórum.
Fortunati ficou muito satisfeito com a proposta dos organizadores. “É muito importante para a Porto Alegre voltar a ser uma das sedes de um evento como o Fórum Social Mundial. Continuaremos sendo parceiros na busca de ampliar as discussões e os impactos do evento para outros municípios, afinal, ideias não têm fronteiras”, destacou o vice-prefeito.
O formato que será empregado na Capital e região será discutido a partir de segunda-feira, 6, em reunião do Comitê Local do FSM com prefeituras, parceiros e organizadores.
A capital gaúcha sediou o Fórum Social Mundial em quatro edições: 2001, 2002, 2003 e 2005. Neste ano reuniu 155 mil pessoas. Em 2004, a organização optou pela transferência para a Índia. No ano seguinte, ocorreu em três locais diferentes: Bamako (Mali), Caracas (Venezuela) e Karachi (Paquistão), abrangendo a África, América do Sul e Ásia.
Comentários
Pessoal, estou integrando o Comitê Regional do FSM 2010 e o Comitê Local do FSM em Novo Hamburgo, além do GT de Comunicação do AIJ-10 anos, que será em Novo Hamburgo, então tentarei responder as dúvidas acima:
Sim, o FSM 2010 será descentralizado, com eventos acontecendo em diversos locais do planeta, porém todos conectados entre si, inclusive com um símbolo comum, que circulará entre todos. A maratona inicia no Brasil, com o FSM 2010 – Porto Alegre e Região Metropolitana, de 25 a 28 de janeiro, com atividades em 8 cidades da região. O FSM de Porto Alegre terá caráter avaliativo dos 10 anos, com convidados de diversos países, que se reunirão em grandes plenárias matinais.
No dia seguinte ao final do de POA, 29 de janeiro, inicia o FSM de Salvador, na Bahia, com temática bem diversa, pois tentará fazer a ligação Salvador-Dakkar, trajetória inversa a que era realizada no tempo da escravidão, quando vinham os escravos africanos de lá para cá.
O Acampamento Intercontinental da Juventude – 10 anos, acontecerá na minha cidade, Novo Hamburgo, a cerca de 40Km de Porto Alegre. O parque onde será montada a “Cidade das Cidades”, cujo tema este ano é “Os movimentos em movimento”, comporta cerca de 5 mil barracas (mais ou menos 10 mil pessoas) e terá 12 espaços temáticos, que pretendem resumir todas as boas iniciativas e campanhas das edições anteriores. Mais informações podem ser obtidas em nossa comunidade e perfil no Orkut e também no site wwww.acampamentofsm.org.br, que deve voltar ao ar amanhã, pois estamos migrande de servidor.
Quem quiser também pode me contatar pelo e-mail pessoal, exposto aí acima.
Até mais, aquele abraço!
oi gostaria de saber se haverá um acampamento da juventude, e se não tiver como será organizados para os vizitantes de outras cidades?
Olá,
Estamos, aqui em São Paulo(capital), começando os preparativos para de bicicleta – projeto CicloFSM 2010 – chegarmos em Porto Alegre. Gostaríamos de maiores detalhes – se possível.
a) Confirmação da realização do FSM – na cidade
b) Será mesmo em formato descentralizado – POA e cidades vizinhas?
c) Existe tb um indicativo, que de 27 até 31/01 – ocorrerá em Salvador, a edição do FSM 2010. – você confirma essa informação ( Renato Rovai – revista fórum)
Trackbacks
[…] FSM 2010 terá evento em Porto Alegre […]