Yakult desiste dos cosméticos e fecha fábrica


A Yakult, fabricante japonesa de leite fermentado, fechou sua divisão de cosméticos no Brasil, depois de quase dez anos de operação malsucedida no país.Com um modelo similar aos de empresas como Natura e Avon, de vendas porta a porta, a Yakult Cosmetics começou a atuar em 1999 com produtos importados do Japão. Depois, passou a fabricar no país, em sua unidade em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Segundo Masahiko Sadakata, diretor-presidente da companhia, em comunicado enviado ao Valor, “boa parte dos profissionais que atuavam na divisão foram remanejados para a área de alimentos ” , sem citar números.

A Yakult obteve receita de vendas de R$ 272,7 milhões no ano passado, 15% acima do ano anterior, e um lucro líquido de R$ 28,1 milhões, 17% acima. Não há dados específicos sobre a divisão de cosméticos.

Em 2006, a Yakult contratou o executivo Alexandre Moraes, com passagens pela L´Oréal e Avon, para levantar a marca. Na época, a empresa reunia apenas 5 mil revendedoras, comparado às 1,5 milhão do setor, das quais 1 milhão só na Avon.

A empresa tinha planos ambiciosos, que incluía uma fábrica exclusiva para cosméticos e a entrada em produtos profissionais, com objetivo de dobrar de tamanho.

Em dez anos, a empresa trocou pelo menos três vezes de modelo de negócio. Começou com o modelo de marketing de rede (quando um revendedor indica o outro, em um esquema semelhante ao adotado pela Herbalife), depois passou a venda por meio de consultoras, a exemplo da Natura, e ainda tentou o modelo de reuniões domiciliares, comum na Avon. A empresa também proibiu as cerca de 15 mil revendedoras do tradicional Yakult de revender os cosméticos da marca.

Valor

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: