Elis Regina ganha estátua em Porto Alegre


elis-estatua1

No dia do aniversário de 237 anos de Porto Alegre, a prefeitura inaugurou na tarde de hoje, 26, junto à Usina do Gasômetro, uma estátua em homenagem à cantora Elis Regina.

Após a solenidade, houve show do músico Geraldo Flach com a cantora Lúcia Helena, interpretando canções do repertório de Elis. Instrumentista e compositor, Geraldo Flach era amigo de Elis e  teve músicas suas incluídas em discos da cantora.

Confeccionada em bronze, a obra reproduz a intérprete porto-alegrense em tamanho natural, sobre uma base formada por círculos em granito verde e preto, lembrando um LP, com estrelas de metal aplicadas em diversos tamanhos. De autoria do artista plástico José Pereira Passos, a estátua foi doada à prefeitura pela Companhia Zaffari.

A discussão envolvendo o destino da homenagem resultou na demora da instalação. Alguns grupos defendiam a ideia de levar o monumento para a Vila do IAPI, no bairro Passo da Areia, local onde a estrela viveu antes de seguir a carreira no centro do país. Porém, as câmeras de segurança e os guardas do Gasômetro pesaram na decisão final.

A Procempa vai garantir o videomonitoramento 24 horas da estátua em homenagem à cantora. A empresa adquiriu e instalou uma câmera que ficará focada na peça, transmitindo as imagens pela Infovia Procempa à Guarda Municipal, responsável pelo monitoramento do local. Os monumentos são monitorados por câmeras para evitar vandalismo e danos ao patrimônio público.

ZHONLINE

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • val oliveira  On abril 19, 2009 at am:19 am

    Maravilhosa esta idéia.
    Emocionei-me ao ver esta foto da estátua em homenagem àquela que é a mais perfeita tradução da palavra cantar, a nossa eterna estrela, mulher, guerreira Elis Regina.
    Porto Alegre tem, sem dúvida alguma, a honra de ter gerado a maior personalidade deste país. Sem exagero nenhum Elis, é para mim um monumento, e este erguido em sua reverência é a prova de que sua terra natal reconhece o sue brilho eternizando ainda mais esta sua maaaaaaaaaaaaaaaaravilhosa filha.

    Parabéns a todos que idealizaram e tornaram possível esta coisa linda e emocinante.
    Irei ver de perto e reverenciar a imagem da dona da voz que alimenta meus dias.
    BJS a todos.

  • Loriane  On abril 3, 2009 at pm:53 pm

    Lindu!!!!
    Amamos….

    Estou a procura do endereço do Bar na Cristovão Colombo, que terá dia 04/04/09 um shom em homenagem a Elis, vocês saberiam me passar o contato?

    Um grande abraço,

    Loriane.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: