Tuberculose é transmitida por fala, tosse e espirro


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta segunda-feira, 23, uma queda de 24,4% na incidência de tuberculose no Brasil nos últimos sete anos.

Os dados, de 2007, foram divulgados na abertura do 3º Fórum Stop TB, no Centro de Convenções Sul-América, na Cidade Nova. Esta é a principal reunião internacional para discutir a redução e a erradicação da doença no mundo

Em 2007, de acordo com o levantamento, foram registrados 72 mil novos casos no País. A média nacional é de cerca de 38 casos por 100 mil habitantes.

Durante o evento, o ministro anunciou que o Sistema Único de Saúde (SUS) terá, no segundo semestre deste ano, um novo remédio para o tratamento da tuberculose. O medicamento é o TFC (dose fixa combinada), conhecido como quatro em um. A droga reduz de seis para dois comprimidos a dose diária utilizada atualmente no tratamento da doença.

Segundo o ministro, o novo esquema terapêutico é mais barato, facilita a adesão do paciente e o combate à multi-resistência do bacilo de Koch, bactéria que provoca a maioria dos casos de tuberculose. O tempo de duração do tratamento e os efeitos colaterais continuam similares. Hoje, 8% das pessoas que começam o tratamento abandonam antes da cura.

Em função do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, na terça-feira, a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre promoveu no domingo uma ação de conscientização para a população, na Usina do Gasômetro. Técnicos distribuíram folhetos sobre prevenção e tratamento da doença.

Um carro de som rodou a cidade especialmente nos bairros em que há mais casos de tuberculose: Humaitá, Navegantes, Mário Quintana, Rubem Berta, Partenon, Glória, Cruzeiro e Cristal. Em Porto Alegre, a incidência é de 97 casos a cada 100 mil habitantes, e são registrados 1.400 por ano.
‘A tuberculose não é uma doença de pobre como muita gente diz. Ela é transmitida pelo ar através de gotículas de saliva expelidas na fala, tosse ou espirro. Qualquer pessoa pode pegar. Geralmente ela está mais presente em bairros carentes por questões comportamentais que deixam os moradores mais vulneráveis, como alimentação inadequada (que promove a baixa imunidade), casas mal ventiladas e concentração de muitas pessoas em espaços pequenos’, explica a coordenadora do programa de controle da doença, Vania Micheletti.
Um problema que contribui muito para a proliferação da doença é a falta de higiene. A tuberculose pode aparecer em qualquer época do ano. Os sintomas claros facilitam a percepção pelos portadores. São eles: tosse por mais de três semanas com presença de catarro (em casos graves ele vem acompanhado de sangue), perda de peso e apetite, febre baixa, suores noturnos e dor no peito ou parte superior das costas.

CP

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • bianca  On março 17, 2012 at pm:26 pm

    Eu gostei da informação me ajudou muito na pesquisa do meu colegio!!!

  • Anyele  On março 31, 2011 at am:13 am

    bla bla bla bla

  • victor hugo  On junho 9, 2009 at pm:30 pm

    esse recado foi otimo para todos nos
    sou de uberaba minas gerais
    moro na rua bruno martinelli
    numero 275

  • aldenora vienne  On junho 2, 2009 at pm:56 pm

    boa noite a todos,
    Eu stou muito preucupada comigo pois o meu pai esteve com tubervculose ha´06 meses e eu stou com uma gripe a 04 meses a niote espirro muito e coloco muito catarro pelo nariz. e ultmamenteenho perdido peso. fik o teste do ppt. aquele q enjeta um liquido no braço e tirao resutado depois de tres dias e deu 11 de pois deu 10. me ajudem pois os medicos aqui é um horror. meu tel é 71-87234055
    fiquem com Deus hj e sempre.

  • Thauana  On abril 2, 2009 at pm:18 pm

    Eu adoreii!!! mas eu acho que poderia ter um pouquinho mais de informações!! O site não está completo, tem coisas que vocês não estão falando!!!
    Não levem isso como uma reclamação, mas como um incentivo!!!

    Vocês estão ótimos!!!!!!

    PARABÉNS

Trackbacks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: