Eleitor votará em trânsito com cartão eletrônico


Nas eleições presidenciais de 2014, os eleitores poderão votar em qualquer cidade em que estiverem. A previsão é do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, que ontem apresentou ao presidente  Lula projeto de aperfeiçoamento do sistema de votação. Estão em processo de estudos a confecção de um cartão eletrônico com chip e a ampliação no número de urnas que reconhecem o eleitor pela digital.

Ayres Britto disse que pediu a Lula R$ 250 milhões para a compra neste ano de 100 mil urnas eletrônicas biométricas. Atualmente, o TSE tem informações biométricas de 43 mil eleitores nos Estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

A meta é chegar a 4 milhões nas próximas eleições e ultrapassar 130 milhões em seis ou oito anos, o que atingiria praticamente a totalidade do eleitorado.

Ayres Britto relatou ainda que o cartão eletrônico, com chip, permitirá ao eleitor votar em trânsito. Não será mais preciso justificar o voto.

O ministro explicou que o chip poderá incluir também dados das carteiras de identidade, de motorista e previdenciária e outros documentos do brasileiro.

O presidente do TSE observou que a Polícia Federal já trabalha num projeto de registro único e que o tribunal fará um convênio com a PF para agilizar e facilitar a mudança. “Isso significa mais um passo para a autenticidade do processo democrático.”

AE/NF

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Anônimo  On março 22, 2009 at am:10 am

    Político se caga de medo de que as pessoas não votem mais !

    Quero ver o dia q abrirem as urnas e não encontrarem um voto sequer !

Trackbacks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: