Luca Era Gay dá polêmica em Sanremo


O cantor italiano Giuseppe Povia não ganhou o Festival de San Remo ( o mais tradicional Festival de Música do Mundo) , cuja final aconteceu no último sábado (21/02), mas fez mais sucesso do que o vencedor. Isso porque ele concorreu cantando a música Luca Era Gay, sobre um suposto rapaz chamado Luca, que era infeliz com um homem mas encontrou a felicidade no amor de uma mulher.

Os militantes gays italianos protestaram. Principalmente nesta noite final do festival. Gays e lésbicas percorreram as ruas de San Remo, convocados pela Associação Lésbica e Gay Italiana (Arcigay). Gritando frases como “Nos beijamos porque nos gostamos e somos felizes”, gays e lésbicas caminharam de mãos dadas e se beijavam. Era uma espécie de “beijaço” contra a letra da música que, entre outras coisas, dizia que Luca “se curou e voltou a ser normal, após casar-se felizmente com uma mulher”.

Segundo o presidente da Arcigay Aurelio Mancuso, a música é “uma falta de respeito e um ataque à comunidade LGBT italiana”.

O burburinho parece ter surtido efeito. Giuseppe Povia ficou em segundo lugar no festival. O vencedor foi Marco Carta com a música La forza Mia. No entanto, Povia ganhou o prêmio de melhor música dado pela Sessão Artística de Rádio e TV. Clique aqui para ouvir a música Luca Era Gay.

Giuseppe Povia contou que a música foi baseada em sua história:

– Meus pais se separaram quando eu era pequeno e meu pai saiu de casa. Fiquei sozinho em um ambiente feminino, brincava de boneca. Engana-se quem pensa que uma pessoa nasce gay. Você se apaixona por um homem porque é isso que você gostaria de ser – disse o cantor ao jornal italiano “Il Giornale”.

Depois da apresentação no festival, na noite desta terça-feira, associações defensoras dos gays, lésbicas e simpatizantes anunciaram uma manifestação contra “Luca era gay”. O cineasta Roberto Benigni também comprou a briga e afirmou que “os homossexuais foram atormentados, torturados, presos em campos de concentração, assassinados. Sabem por que? Porque amavam outra pessoa”

RAI

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • vanderson  On maio 13, 2009 at pm:46 pm

    oi vc e gay eusou

  • Anônimo  On maio 4, 2009 at pm:39 pm

    cante para seus filhos…

  • Vanessa  On março 23, 2009 at am:34 am

    A identidade sexual de uma pessoa ocorre quando ela se identifica ou com o pai ou com a mãe. A forma como as crianças veem, percebem e se identificam com os seus genitores é que irá definir se essa pessoa é homem ou mulher. Não tem relação com a anatomia. As crises de identidade ocorrem quando o sujeito não sebe se é homem ou mulher, se se identifica com o pai ou com a mãe. Então quando ele se identifica com o pai, procura uma mulher e quando com a mãe, procura um homem. Pode ocorrer de transitar entre um e outro como na música em questão. A ausência do pai em casa na infância, o faz procurar um homem. Ele tem carência de pai, do masculino. Na música, não há discriminação alguma. Só o relato de sua estória pessoal.

  • Patricia  On março 11, 2009 at pm:21 pm

    Luca era gay mrecia o 1º lugar. Também não vejo nenhuma discriminação nesta música.

  • N. B. Guarinelo  On março 9, 2009 at pm:12 pm

    Apoiado.

  • Plínio P. Peixôto  On fevereiro 28, 2009 at am:55 am

    Não vejo nenhuma discriminação nesta música (com certeza merecia o 1º lugar) pois o autor apenas narra a sua estória. A comunidade gay quer ser respeitada, mas com este tipo de atitude de censura e radicalismo mostra no fundo que são intolerantes provocando uma polêmica que só faz aumentar a antipatia dos heterosexuais, se eles pretendiam diminuir o preconceito, o efeito foi totalmente o contrário, ou seja, vão estimular a homofobia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: