Yeda Crusius solteira não comenta separação


O casamento da governadora Yeda Crusius e do economista e professor Carlos Augusto Crusius chegou ao fim.

Foram mais de 38 anos de união.

No dia 22 de janeiro, os dois tiveram um confronto público numa reunião do primeiro escalão na qual foi discutida uma nova marca para o governo. Seguiu-se a dissolução do Conselho de Comunicação do governo, presidido por Crusius, e seu afastamento da administração.

O casal já morava em casas separadas – ela na residência da Vila Jardim, ele no apartamento de Petrópolis que compartilhavam até pouco depois da eleição -, mas nunca admitiram a separação.

De Canela, onde passa o Carnaval, Yeda mandou dizer pela assessoria que “isso é assunto da vida privada” e que trata apenas das questões de governo.

Nas últimas semanas, multiplicaram-se os indícios de que a parceria se rompeu. Integrantes do governo e amigos passaram a admitir em público o fim do casamento.  Os dois participavam juntos de compromissos sociais. No dia 19 de dezembro, dançaram em frente à Praça da Matriz (foto) ao som da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).

A identidade do governo foi estopim da ruptura pública Depois do incidente na reunião de janeiro, em que Crusius contestou o trabalho do GAD Design – encomendado a sua revelia -, as relações do primeiro-casal mudaram para pior.  O consultor  Luciano Deos propôs o adjetivo “diferente” como pilar da nova marca do governo. Crusius pediu a palavra e, de forma enérgica, disse que os ex-governadores Olívio e  Rigotto também podiam ser considerados diferentes. A atitude surpreendeu secretários, que defenderam a proposta. Crusius reagiu, mas Yeda o interrompeu: – Não, não e não. O que é isso? Não tem réplica nem tréplica. O assunto está encerrado. Se não há consenso, vamos discutir melhor fora daqui.

Em consequência, Yeda extinguiu o conselho, e Crusius perdeu o cargo.

Na condição de presidente do Conselho de Comunicação, Crusius ficava no lugar reservado às autoridades e era anunciado pelo cerimonial junto com os secretários. Nas últimas posses, tem participado discretamente, como qualquer convidado.

Na última, a de Berfran Rosado na Secretaria do Meio Ambiente, no dia 17, sentou-se na área reservada aos jornalistas. Estava abalado com a morte do ex-assessor Marcelo Cavalcante. Horas depois, encaminhou a companheiros do PSDB uma carta na qual culpava a oposição pela morte de Cavalcante.

No Piratini, a carta – embora de caráter pessoal – foi considerada um equívoco, à medida que politizava um episódio que o governo optara por tratar com discrição. A governadora teria ficado irritada com o conteúdo da mensagem.

Crusius teve papel fundamental na campanha de 2006, na montagem do governo e no primeiro ano da administração. Era considerado um dos ideólogos do governo.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Claudiomar  On maio 14, 2009 at am:50 am

    Pobre Marcelo, pobre Carlos, … Em toda a natureza as femeas só usam os machos… Depois de conseguirem seus objetivos se livram deles, geralmente passando ainda por vítimas, … Melhor mesmo fazer o que a sociedade, hoje, permite e até incentiva… Procriar e se afastar rapidamente… Certas do seu “poder” sobre os homens, elas tem como se livrar deles induzindo-os à situações para levarem vantagens causando o fim do companheiro… E a grande maioria nem percebe o que está fazendo… Faz porque faz… Instinto puro… Um se suicidou, outro teve sua vida desgraçada por um autorismo e falta de sentimentos já conhecidos por todos quando se noticiam fatos protagonizados por nossa governadora… Cumpre a nós homens não continuar a ser vítimas e passar por carrascos nesta comédia aceita por sociedades ditas evoluídas como a nossa ocidental… Não é atoa que em outras culturas as mulheres são tratadas de forma diferente… Espero que consigamos equilibrar esta relação sem cair em extremos…

  • FERNANDO SOUZA DA SILVA  On março 17, 2009 at am:55 am

    DEUS TE ILUMINE PARA SEMPRE, AMÉM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: