RS: MPF questiona baixarias da TV aberta


A Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de São Leopoldo enviou à Procuradoria da República representação com abaixo-assinado questionando a classificação de programas da TV aberta em função do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Ministério Público Federal em Novo Hamburgo está apurando se as emissoras estão desrespeitando normas recomendáveis para o público de crianças e adolescentes.

A representação lista “Big Brother Brasil”, “Casseta & Planeta Urgente”, “Domingão do Faustão”, “Domingo Legal”, “Fundão MTV”, “O melhor do Brasil”, “Pampa Show”, “Pânico na TV”, “Ponto Pê”, “Quem Pode Mais”, “Raul Gil – Concurso Mirim”, “Sábado Animado”, “Studio Pampa”, “SuperPop”, “TV Fama” e telenovelas como programas que prestam “um desserviço à sociedade, influenciando negativamente  e infringindo o Estatuto.

“Quanto à qualidade dos programas televisivos listados na representação, não há dúvida que é de conhecimento geral a baixíssima qualidade da programação brasileira de televisão, inclusive em horários de proteção à criança e ao adolescente”.

Os programas deverão ser analisados separadamente para eventual ação judicial”, diz o documento de instauração do inquérito civil.

O procurador da República de São Leopoldo, Júlio Carlos Schwonke de Castro Júnior, enviou ofícios à Anatel para obter informações sobre o serviço de “Radiovideometria” – sistema responsável pelo acompanhamento de conteúdos (áudio e video) veiculados na mídia eletrônica do país.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Bruna  On abril 23, 2009 at pm:28 pm

    Ótima iniciativa! Que bom saber que nem todos estão passivos e omissos em relação à baixaria veiculada pela tv!
    A televisão aberta brasileira está se transformando num antro de inversão de valores: estimulação da sexualização precoce, desrespeito aos direitos humanos, incitação à violência, ridicularização das pessoas, escárnio das diferentes opções sexuais, fotos da Playboy mostradas em programas no horário da tarde, uso da imagem da mulher como um mero objeto sexual de uso e desuso, dançarinas seminuas em programas de auditório, dançarinas que recebem o foco das câmeras em suas partes íntimas, nudez obscena, pornografia disfarçada de entretenimento e/ou comédia!

    Programas que veiculam esses valores deturpados: Zorra Total, Pânico na TV, Super Pop, Domingo Legal, Caldeirão do Huck, Tv Fama, E MUITOS OUTROS!

    BASTA!

    Precisamos, podemos E DEVEMOS denunciar!
    O telefone para denúncias de qualquer tipo de baixaria na tv é o 0800-619-619, http://www.eticanatv.org.br/, ou pelo email eticanatv@camara.gov.br!

    Vamos fazer nossa parte!Denunciar e passar essa informação adiante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: