Musica: Gosto do Brasileiro


Axé e sertanejo romântico. São os gêneros mais bem-sucedidos do mercado de shows do Brasil, segundo dados do Ecad referentes a 2008.

Das dez músicas mais executadas no país em 2008, três foram cantadas por Ivete Sangalo. Já o campeão de arrecadação com direito autoral referente a shows foi o ultrarromântico (brega para alguns) compositor e músico Victor Chaves.

Não é à toa que Ivete Sangalo é a artista mais lucrativa do Brasil (com cachê que bate nos R$ 400 mil ). “Berimbau Metalizado” (quarta música mais tocada ao vivo no país), “A Galera” (a sexta) e “Não Precisa Mudar” (décima) ganharam a interpretação de Sangalo.

A faixa mais executada em shows no Brasil foi “Praieiro”, de Manno Góes (da banda baiana de axé Jammil ). A segunda mais executada também vem da Bahia: “Quebra Aê”, de Durval Lelys, músico do grupo Asa de Águia. Em terceiro, vem “100% Você”, de Alexandre Peixe e Beto Garrido, que foi martelada pelo Chiclete com Banana.

O compositor que mais arrecadou com a execução de suas músicas em shows no Brasil foi o mineiro Victor Chaves, que com seu irmão Leo forma a dupla Victor & Leo, que no ano passado percorreu o país realizando shows. O segundo maior arrecadador foi o inglês Sting, que se apresentou no Brasil com o Police em dezembro de 2007 (a quantia arrecadada entrou na planilha de 2008 do Ecad).

Ecad e a planilha das canções mais executadas em rádios AM e FM nas diversas regiões do país:

A mais tocada no último trimestre de 2008 no Sudeste foi “Mina do Condomínio”, do carioca Seu Jorge. Em segundo, aparece “Take a Bow”, da norte-americana Rihanna, seguida por “No One”, de Alicia Keys, “Cedo ou Tarde”, do NX Zero, e “With You”, de Christopher Brown.

Thiago Ney/FSP

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: