Avião cai no Amazonas. 24 mortos


Nota atualizada:
O Instituto Médico Legal do Amazonas liberou a lista oficial com os nomes das 24 vítimas da queda do avião Bandeirante PT-SEA, ocorrida no último sábado (7) no rio Manacapuru, a pouco mais de 85 quilômetros de Manaus. Pelo menos 18 pessoas eram da mesma família e segundo relatos de parentes das vítimas, estavam viajando de Coari a Manaus para participar de uma festa de aniversário.
Lista de vítimas divulgada pelo IML:
Júlia Caiane Melo Duarte
Adauto Santos dos Santos
Tâmara Maria da Silva
Hosana de Souza Melo
Daniel de Souza Melo
Janete Melo dos Santos
Mercicleide Souza Melo
Mateus Dantas da Silva
Evandro Malheiro da Costa Melo
João Liberal Neto
Natália da Costa Liberal
Joelma Aguiar
Jonas de Souza Melo
Mircicleide de Oliveira Almeida
Stefhani da Costa Liberal
Laio Neto Melo Pinheiro
Anads Júnior
Daniel de Souza Melo Junior
Emanuel de Melo
Luiz Eduardo de Melo Santos
César Leonel Grieger (Piloto)
Danilson Cirino Aires da Silva (Co-Piloto)
Maria Eduarda Melo
Camila Almeida Melo

*Atualizada às 14h35
Com informações da Folha Online, Agência Estado e Reuters

O Corpo de Bombeiros trabalhou toda a noite do sábado e madrugada deste  domingo  na tentativa de retirar do rio Manacapuru, afluente do rio Amazonas, o avião que caiu na tarde de sábado com 28 passageiros.

Entre os quatro sobreviventes, está uma criança de 9 anos. As equipes de resgate retiraram 24 corpos.

Num primeiro momento, a assessoria de imprensa da Manaus Táxi Aéreo havia informado que o avião tinha 24 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, mas o número é incerto e há confusão sobre o dado correto. As informações são da GloboNews.

Os ocupantes do avião que foram resgatados com vida são Liam da Costa, de 9 anos; Bruna Bia Moraes, de 21 anos; Erik Evangelista, de 23 anos; e Ana Castro Reis, de 43 anos.

A hipótese mais forte com que trabalha a Defesa Civil do Amazonas é a de que uma pane de motor pode ter sido a causa da queda do avião.

Segundo informações passadas à Agência Estado pelo coronel João de Matos Suzano, meteorologista e técnico da Defesa Civil do Estado do Amazonas, as investigações devem partir desta possibilidade.

Mergulhadores, que localizaram a aeronave no rio, vão passar cabos de aço pelo avião para poder puxá-lo.

De acordo com a Manaus Aerotáxi, empresa proprietária do avião, a aeronave partiu do aeroporto de Coari mas, com o mau tempo, pediu autorização para o centro de controle aéreo de Manaus para retornar ao aeroporto de onde partiu. O centro autorizou a volta da aeronave, que desapareceu do sinal de comunicação.

Por volta das 14h (horário local), o avião, um Bandeirante PT-SEA (como da foto acima), teria tentado pousar em uma pista abandonada na comunidade de Santo Antonio, em Manacapuru, que fica próxima ao rio, segundo o oficial de comunicação do Corpo de Bombeiros do município, capitão Helyanthus Borges.

De acordo com a Aeronáutica, o avião caiu a 500 metros da pista.

Os quatro sobreviventes, segundo o capitão, estavam em assentos na cauda do Bandeirantes. Os demais ficaram presos na aeronave, que afundou no rio.

No site da empresa, a aeronave aparece com capacidade para 16 passageiros ou 1.500 kg de carga.

De acordo com a assessoria da Manaus Aerotáxi, o Bandeirante é de uma nova frota da empresa e teria capacidade para transportar 20 pessoas.

Os sobreviventes foram identificados como Brenda Dias Morais, 21, Eric Evangelista da Costa Pessoa, 23, Yan da Costa Liberal, 9, e Ana Lúcia Reis Láurea, 43. Elas foram encaminhadas para o hospital Lázaro Reis, em Manacapuru.

Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) foi enviado ao local para auxiliar nas buscas. De acordo com o comando, as condições do tempo dificultam o trabalho de resgate. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para identificar a causa do acidente.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Eliane Malheiros da Costa  On abril 10, 2012 at pm:20 pm

    Eu sou Eliane esposa de João Liberal, mãe de Nathália, Stéphanie,Yan e Erick, minhas filhotas lindas se foram junto com o paizinho delas e junto eu morri também, para a vida ……simplesmente colocaram culpa no excesso, mas enquanto não houver uma fiscalização nesta porcaria de aeroporto de COARI-AM, muita coisa ainda vai acontecer…..

  • Cabo de aço - Wilson  On março 19, 2011 at pm:17 pm

    Muito bom o post! Achei bem interessante. Me chamou a atenção principalmente a parte que você comenta sobre os cabos. Um abraço! Wilson

  • Ivo Kempes Liberal  On agosto 11, 2009 at pm:03 pm

    Meu pai e minhas duas irmas e meus irmaos estavam dentro deste aviao!!meus irmaos sobreviveram.mais meu paie minhas irmas nao.

    Sinto muita falta deles,e vou sentir a minha vida inteira.
    Mais tenho certeza que vou reencontralos novamentes.
    Te amo Joao Liberal obrigado por tudo meu pai lindo.

    Amo todos voces

  • jackson freitas  On fevereiro 27, 2009 at pm:23 pm

    muito triste mas que cirva de exemplo para os demas e que tenhão mas responçabilidade e que exista sempre manutenção em todos os aviões que saem ou que cheguem em manaus

  • cleidiane  On fevereiro 11, 2009 at pm:21 pm

    Sinto muito mesmo!!! Nao conheço a nenhum dos que se morreram, mas me da muita pena, so Jesus Cristo salva…

  • Paulinho  On fevereiro 10, 2009 at am:12 am

    so lamentos por tudo que a conteceu,trabalhei junto com Joelma, vou sentir muita saldades.ela era uma pessoa que penssava nas outras,ela me ajudou anguado eu mais precizava,nunca vou esquecela!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: