Morre o filho do deputado Beto Albuquerque


Morreu nesta madrugada no Instituto do Coração, em São Paulo, Pietro Albuquerque, filho do deputado federal gaúcho Beto Albuquerque (PSB). O jovem tinha 19 anos e lutava contra leucemia desde dezembro de 2007. Ainda não estão definidos os locais do velório e do sepultamento.

Em dezembro do ano passado, Beto protocolou na Câmara um projeto que cria a Semana Nacional de Mobilização para a Doação de Medula. (de 14 a 21 de dezembro, todos os anos). A idéia do projeto é estimular a população a ir a hemocentros para fazer parte do banco de doadores.

Na época, o deputado comentou: — Assim como nós, milhares de famílias no Brasil enfrentam, muitas vezes, dificuldades de encontrar doador no círculo familiar ou mesmo no Brasil. Pietro havia se submetido a um transplante em dezembro do ano passado.

Em janeiro, um outro transplante de medula foi feito. A doadora foi a mãe, Débora Gelatti.

RÁDIO GAÚCHA

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Simone  On abril 15, 2010 at pm:01 pm

    Boa noite!!

    Fiquei muito triste ao saber da notícia do” Pietro”, ontem quando vi pela Tv na novela da Globo .
    Conheço a Débora pois foi minha chefe no tempo do banco do Brasil.
    Também conheci o Pietro pois ele era aluno no “Colégio Leonardo da Vinci” em Porto Alegre, pois tenho cantina lá ……..
    Eu o atendi durante o tempo que que ele frequentava!
    Não acreditei no que estava ouvindo….
    Fiquei muito comovida com a declaração!!!
    Na próxima semana, com certeza eu serei uma doadora de médula.
    Pois também tenho 2 filhos pequenos e nunca sabemos o dia do amanhã….
    Vamos uzar a “Internet” p/ fazer circular essa concientização.
    Pois muitos como eu, ainda sabem como funciona o processo do cadastro.
    Eu gostaria fazer parte dessa campanha!!!
    Por favor me orientem como poderi ajudar. abraço, Simone

  • beto albuquerque  On junho 27, 2009 at pm:40 pm

    Faz quase 5 meses que o Pietro nos deixou, vítima de leucemia. A saudade um dia será possível administrar, mas as lembranças nunca desaparecerão.
    Com o Pietro estou lutando para salvar vidas e evitar que outros pais passem pela dor que estamos vivenciando. Por isto, estou disseminando onde posso, com palestras, panfletos e campanhas o óbvio: Você pode salvar uma vida!
    Cadastre-se como candidato a doador de medula. Basta ir a um hemocentro, ou se estiveres em Porto Alegre, na Santa Casa ou no Clínicas, retirar apenas 10 ml de sangue no braço, preencher um cadastro e pronto!
    A medula óssea não é a coluna vertebral! Na real, é como se fosse um sangue esponjoso, rico em células tronco que temos junto aos óssos da bacia. Com uma seringa retiramos este material e infundimos na veia do doente. Tá feito o transplante!
    Doar a medula não é uma cirurgia, não tira pedaço de nada, não dá pontos. E isso você somente fará se um dia Deus lhe der a graça de ter alguém doente compatível com você. Para o cadastro é só 10 ml de sangue, como já disse.
    Quero agradecer, em nome da minha família as manifestações de solidariedade que recebemos. Todas foram confortantes. Mas a melhor forma de alegrarmos o Pietro, onde ele estiver, é arregimentando doadores de medula.
    No Brasil são 10 mil casos novos de leucemia todos os anos. No RS são 1 mil casos.
    Temos, no RS, apenas 50 mil doadores cadastrados. Precisamos aumentar para pelo menos 350 mil, o que permitiria uma amostra genética importante para enfrentar os casos que por aqui surgem.
    No Brasil, já chegamos a 1 milhão de doadores. Parece bastante, mas é pouco para um país de 200 milhões de habitantes. Cada estado tem de ir à luta e construir dentro deste cadastro nacional a sua amostra genética e assim ajudar a construir um grandioso cadastro nacional.
    Vejam, é só uma vez na vida que temos que nos cadastrar! Entre 18 e 55 anos ficaremos ativos para a doação.
    Hoje foi comigo, amanhã será com outro.
    Grande abraço a todos. Lutemos juntos. Esta luta vale a pena.

    Deputado Beto Albuquerque

    • SergioMarretaSkator  On agosto 3, 2009 at am:06 am

      Junto a tantos de tão bom coração, tambem apresento meus respeitos, minhas melhores e mais fortes energias, bem como meu imediato engajamento na campanha ‘Doe Vida Em Vida’.
      forte e fraternal abraço

  • Júlia  On maio 5, 2009 at pm:04 pm

    Olá Deputado sei que Pietro esta acolhido nos braços de Deus neste momento,e imagino a dor que estão passando deixo meu carinho e respeito ao senhor e sua familia e que tudo possa se resumir no amor de vcs por ele pois tenho acompanhado o desempenho do senhor em ajudar aqueles que tambem estão passando nesta situação.Meu nome é Júlia sou de Taubaté SP e estou em contato com Deputado Marcelo Ortiz aqui de Guara SP onde com muita atenção esta me ajudando e tentando me colocar em contato com senhor pois tenho LMC e estou organizando uma campanha de doação de medula dia 29/07/2009 em Pindamonhangaba,não somente organizando como tambem levando a todos um roteiro em palestra do que é a doação de medula óssea explicando que mais do que um ato de amor a doação salva vidas em vida.Tenho muita disponibilidade para falar sobre o assunto e paciencia para mostra que é muito facil ser doador.E tentando de todas as formas concientizar as jovens gravidas e os médicos sobre a importancia do cordão umbilical.Tenho uma tese minha pronta sobre tudo que se possa saber como paciente de LMC para levar até aqueles que tem conciencia do quanto pode ser importante o teste de compatibilidade e como é bom fazer para alguem o que gostaria que fizecem por nos,o simples gesto de ser doador em vida.Obrigada pela atenção e fiquem com Deus.
    Júlia

  • valdilia amorim toledo  On maio 3, 2009 at pm:04 pm

    Ola, minha filha em 2001 foi diagnosticada LMC, como não tinha doador na familia, organizei várias campanhas para tentar achar um doador, cheguei registrar mais de 20.000 doadores no redome, enfim passamos por todas as dificuldades. Mas em 2004 Deus enviou um doador, ( células de cordão umbilical) hoje minha filha esta curada, mas estamos lutando para achar um diagnostico, ela esta perdendo a coordenação motora e não encontramos um diagnostico certo. Já levei em vários médicos e sem deficição alguma. Sei o que vcs estão passando, esta doença cruel afeta todos que estão em sua volta. Mas mesmo com tantos sofrimento nossa luta continua, dia 6 de junho estaremos fazendo um belíssima campanha em Baependi MG. DOE VIDA EM VIDA!

  • Valdemar da Silva  On maio 2, 2009 at pm:57 pm

    Entre Rios do Sul, 02 de maio de 2009.

    Dep. Beto – neste momento difícil, quero que não esqueças que nada acontece por acaso. A morte não é o fim. Pietro vive em outra dimensão e com certeza será teu maior colaborador na luta pela doação de medula.

    Que deus conforte e alivie essa dor.

    Valdemar da Silva.

  • Veluzia Medeiros  On abril 24, 2009 at pm:24 pm

    Fiquei muito triste pelo o que aconeteu com Pietro, so quem passou por esta infermidade sabe o que ele sofreu, e o que a familia esta passando, eu sofri na pele mas sobrevivi ao TMO, hoje eu junto com outros pacientes e familiares desenvolvemos um trabalho de concientizaçao da importancia de ser um doador pois graças ao bom Deus e ao meu irmao que foi compativel estou aqui em Fortaleza-Ce. lutando e dando testemunho vivo do qunto vale a pena ser um doado. nosso slogan

    Doar Medula Ossea e Doar vida, em Vida.

    Conte conosco como veiculo de divulgaçao para qualquer projeto relacionado a MEDULA OSSEA. Que Deus conforte seus Coraçoes

  • monique  On abril 24, 2009 at am:00 am

    bah…que triste a gente lamentou muitoooooooooo…um guri tão lindo e cheio de vida pela frente.que deus de muita força para a familia!!

  • Silvana  On março 18, 2009 at pm:39 pm

    Beto e Debora

    Também perdi meu filho 3 meses antes de vocês com a mesma doença LMA, mas o meu Rafinha se foi em 06 dias, com 13 anos.
    Tenho uma dor profunda e uma imensa saudade, temos a sensação que acontece só com a gente, hoje tento a cada dia sobreviver pelos meus dois outros filhos que ficaram, mas são momentos muito dificeis.

    Silvana
    Piracicaba SP

  • ricardo  On março 13, 2009 at pm:25 pm

    Beto;
    Por tudo o que você fez pelos jovens e estudantes deste país, tenha a certeza ,de que deus estará ao teu lado em mais esta provação, te dando forças para seguir a caminhada e , se necessário for, te carregando nos braços nos trechos mais difíceis desta longa estrada que é a vida.

  • Helena Bernardes  On fevereiro 23, 2009 at pm:08 pm

    Venho por meio desta mensagem mostrar meu profundo sentimento pelo ocorrido. Que Deus ilumine e console a vida de vocês!
    Conte comigo para qualquer coisa!

  • CELY DE ALMEIDA  On fevereiro 20, 2009 at pm:05 pm

    paz e amor a voces.
    MUITA FÉ.

  • Simone  On fevereiro 10, 2009 at pm:09 pm

    Não sei se saudades tem cor.
    Dizem que sim.
    O que eu sei é que ela tem forma.
    Tem gosto. Tem cheiro e peso também.
    E, acredite ela tem asas!
    Se não, como nos transportaria
    tantas vezes a lugares
    tão distantes?
    E sei ainda que ela se agiganta
    quanto mais tentamos
    diminuí-la.
    Sei que ela dói.
    Intensa e sem remédio.
    Se não fosse ela, não sei se
    teríamos consciência
    do tamanho da importância
    das pessoas dentro da gente.”
    (Letícia Thompson)

  • Káren Letícia  On fevereiro 5, 2009 at pm:46 pm

    Beto, Débora e irmãos do Pietro…
    Nossos sentimentos por essa perda terrível!!! Que o Pai do Céu esteja com vocês sempre e conforte seus corações!!!

  • Ferramentas de Corte  On fevereiro 5, 2009 at pm:03 pm

    Todos temos que nos concientizar que um ato simples, a doação de medula que não traz nada de ruim para sua saúde pode salvar outras vidas. Que Deus conforte o coração dessa famíla.

  • Eliana Bimonti  On fevereiro 5, 2009 at pm:28 pm

    Beto e Déborah
    Trabalho como voluntária no HC de São Paulo no CARE (Comitê de Assistência Religiosa) onde pude conhecer o Pietro, sempre acompanhado de sua mãe, e , em todas as vezes que nos encontramos tinha um sorriso lindo e um semblante de muita paz.
    Eu creio que Deus haverá de dar conforto aos vossos corações por esta perda irreparável, e que esta dor se trasforme em força para ajudar aos necessitados, que continuem guerreando esta causa, lançando campanhas de conscientização e doação de medula óssea.
    O Pietro de transformou em mais uma estrelinha deste lindo céu.
    Meu forte abraço
    Eliana Bimonti

  • Rejane Padua  On fevereiro 4, 2009 at pm:20 pm

    Que Deus possa estar confortando o coração de vocês. Que esta perda tão dolorosa seja o estímulo para continuar a luta pela vida de tantos que como teu filho padecem com a leucemia. Com certeza ele agora está nos braços do PAI, nosso Deus dá nova vida! Força! Q ue Deus abençõe vocês.

  • Alessandra  On fevereiro 4, 2009 at pm:44 pm

    Beto
    Que Deus ilumine o seu coração e que lhe traga muito conforto, pois só ele tem o poder para isso. Muita força, muita luz que Deus te abençôe.

  • helena specht passo fundo  On fevereiro 4, 2009 at pm:35 pm

    podem ter certeza de que PIETRO estará cuidando de todos que ama.

    porque ele é mais um anjo no céu,tenham muita força e orem por ele.que
    Deus os ilumine e lhe dêem forças.

    um grande abraço
    helena

  • Reni Fiorentin  On fevereiro 4, 2009 at pm:48 pm

    Beto quero deixar aqui registrado meus sentimentos, pois a 10 anos aconteceu na minha familia e perdemos minha irmã, nossa essa dor fica e sempre falo a falta dela a saudade cada vez é maior mas a dor só é amenizada com o passar dos anos, esquecer é impossivel e sim amenizamos a dor de perder alguem da familia tão jovem mas quero passar uma força e uma energia posetiva para vc e toda sua familia.

    um abraço
    fica com Deus
    Reni

  • Ariane  On fevereiro 4, 2009 at am:54 am

    é dificil, o povo Rio grandesse lamenta muito

  • Julio Neto  On fevereiro 3, 2009 at pm:40 pm

    É inconformante perder um filho. Espero que o Beto encontre forças para lutar em favor da vida.

  • Ademir Santos da silva  On fevereiro 3, 2009 at pm:35 pm

    Que Deus conforte o coração dos pais, dando for;ca para seguir avante com a doação de medula óssea.

  • M.G.B.Alcantara  On fevereiro 3, 2009 at pm:29 pm

    Mesmo não tendo mais sua presença física,sei que nossas almas continuam conectadas sinto você se encontra ao meu lado Te sinto sempre assim, perto, muito perto…E recordo sempre com muita saudade dos momentos inesquecíveis que você conviveu conosco. O coração é um arquivo protegido. As palavras podem se perder, podem ser esquecidas, mas os gestos de carinho, as emoções vividas e sentidas, estas serão sempre eternizadas.E são essas lembranças todas de um passado recente que guardo em meu coração. Sei que agora você se encontra ao lado do Grande Arquiteto do Universo…Olhando por todos que fizeram parte de sua vida.

  • Clair de Andrade Rodrigues e famlia (Passo Fundo)  On fevereiro 3, 2009 at pm:41 pm

    Estemos Triste com o acontecido , Pois tivemos esse fato em nossa familia em 06 mes atras …
    Contemos com varios amigos e parentes mais o melhor amigo nesta hora é Jesus , pois so ele pode conforta-los ….
    Abraços e Coragem , e entregue a Jesus !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: