Battisti fala com exclusiviade à Isto É


O terrorista italiano Cesare Battisti, que se encontra preso há dois anos, concedeu entrevista exclusiva à revista IstoÉ desta semana dizendo-se inocente da acusação de matar quatro pessoas, o que lhe rendeu a condenação de prisão perpétua na Itália.

Ele faz rasgados elogios, claro, ao ministro Tarso Genro (Justiça), que o transformou em “refugiado político”;  conta sua rotina na penitenciária da Papuda, em Brasília, e revela que foi de um suposto “agente secreto francês” a idéia de fugir para o Brasil, espécie de porto seguro para foragidos da justiça no seu ramo de atividade: após a obtenção do “refúgio político”, o ex-padre colombiano Olivério Medina ganhou status de “embaixador” das Farc junto ao governo Lula e ainda arranjou colocou  sua mulher na Secretaria de Aquicultura e Pesca da Presidência da República.

A direção de IstoÉ decidiu antecipar para hoje a circulação da revista, que sempre chega às bancas às sextas-feiras.

CH

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Beppe  On agosto 29, 2011 at am:06 am

    Minha mulher é brasileira, moramos aqui na Itália. Tenho simpatia pelo Brasil, com certeza não o considero um “paísinho de merda” e com certeza ele tem todo o direito de excercer sua soberania. Alias, morei varios anos aí e toda vez que puder, não vejo a hora de voltar.

    Todavia, a razão que o governo brasileiro tem alegado para não conceder extradição é simplesmente RIDÍCULA. A justiça italiana seria menos justa daquela brasileira?? Será possível mesmo que quem alegar isso não tenha nem um pingo de vergonha na cara??

    De qual país são os assim chamados esquadrões da morte? Qual das duas polícias bate e baleia criminosos adultos e meninos sem pensar duas vezes? Em qual dos dois países, em geral, você tem que tomar cuidado andando de pé ou até de carro em qualquer grande cidade?

    Tal alegada “razão”, na verdade, só pode ter sido uma desculpa lamentável.

    O motivo para não ter havido extradição do Battisti é um só, na minha opinhão, muito simples: porque ele tem (ou tem tido) a mesma cor política do atual governo brasileiro. E não se trata de uma cor qualquer: é uma cor forte, que não se esquece dos amigos.

    Imaginem só, se ainda tivessem caras como ACM no poder, por exemplo, onde estaria Battisti agora.

    O Brasil quer mesmo continuar “excercendo sua soberania”? Tudo bem, faça isso, então. Afinal, como italiano, poderia me sentir até melhor sem um filho da mãe como esse por perto. Só depois não se queixem se o mundo continuar considerando a America do Sul o refúgio da escória do mundo.

  • Vali  On agosto 29, 2011 at am:18 am

    Antes de julgar os italianos, que tal começarmos a escrever bem o portugues e depois tentar escrever o italiano. Muito dificil entender…
    Em todo caso, precisaria viver aqui na Italia, conhecer os fatos e depois ousar opinar…

  • Stefano  On fevereiro 2, 2009 at pm:08 pm

    Maria, voce li também os atos do processo ou tem esta opiniao somente por ter leito um livro escrito por ele? Aqui na “Italia fascista e persecutoria” também os comunistas dizem que ele è um criminal comum e que o processo foi regular.

  • Maria Inês - SP  On fevereiro 2, 2009 at am:47 am

    Recomendo que leiam Minha Fuga Sem Fim de Cesare Battisti – Editora Martins .Realmente ele é um perseguido político e os crimes não foram comprovados.Ele foi julgado a revelia num processo cheio de falhas. Pietro Mutti um dos fundadores do PAC foi amigo e companheiro de Battisti foi quem o delatou à polícia italiana e sendo assim recebeu a delação premiada.Tudo é meio nebuloso.O relato de Battisti é muito interessante.

  • Stefano  On janeiro 30, 2009 at am:37 am

    Vergonha è também falar sem ser informado:

    1) Vergonha é a mídia nada falar sobre asilo político à ditadores que mutilaram e mataram tantas pessoas e caírem no lobe do governo italiano.

    Por exemplo?

    2) Battisti é sim perseguido político e tem todo direito de viver livre no Brasil.

    Battisti foi condenado depois de 3 processos (assise, appello e cassazione) por um tribunal italiano e a sentencia foi também confirmada pelo tribunal internacional. Ele foi condenado pra ter matado 4 pessoas: um policial, um empregado, um açougueiro e um joalheiro. Assasinamento planejado de pessoas que ele nem conhecia e que matou somente por ideologia.

    Porque voce acha de ter mais conhecimento sobre esta istoria pra negar o resultado de tres processos e de um tribunal internacional?

    Ele tinha que fugir da França porque os frances derom a extradiçao. O que significa isso? Que os frances admitirom que a Italia tinha razao? Ou voce quer acusar também os frances de ser fascista?

    3) Quando a França concedeu asilo a Battisti e a tantos outros ativistas italianos da década de 70 o governo Italiano não chiou tanto como faz agora com o Brasil.

    Voce tava aqui na Italia na decada de 70? O que voce sabe das relaçoes entre a Italia e a França? Na decada de 70 a Italia era um lugar muito perigoso pois terroristas como o “nosso amigo” quis fazer collassar a sociedade matando policiais, jornalistas, pessoas que trabalham na prisao e juiz. Todos matados so pra apartener a uma categoria. Botarom bombas nos trem, rodoviarias, bancos e em todo lugares onde se pode matar mais pessoas possivel. Seria como dizer que as pessoas que no Brasil queimarom onibus com dentro pessoas sao perseguidos politicos.
    Os perseguidos politicos como battisti chegarom até sequestrar o presidente (Aldo Moro) que depois foi matado depois de um ou dois meses. Como se o commando vermelho agora sequestrasse e matasse Lula.

    4) Alguns Italianos arrogantes acham que o Brasil é um paísinho de merda e não tem direito de exercer sua soberania.

    E alguns italo-brasileiros acham que a Italia è um pais onde nao se respeitam os direitos umanos chegando atè torturar os prisoneiros. O Brasil tem direito de exercer sua soberania exatamente como a Italia tem direito de fazer recurso nos termos da lei (brasileira e internacional).

    Voce nao acha estranho que a decisao de nao extradar o cara foi tomada com uma rapidez suspeita? Nao acha estranho que nem se pode falar sobre esto assunto que o presidente fica bravo e se esconde atrais da soberania sem nem tentar um dialogo? Nao quero acusar ninguem, mas isso tem cheiro de ideologia e preconceito ou, ainda pior, corrupçao.

    5) Todo este barulho do governo de direita e fascista italiano só prova que Battisti é sim perseguido político e o governo de seu país só quer sua cabeça para exibir e festejar a vitória da direita.

    Voce perdeu uma maravilhosa oportunidade de ficar calado. Quando tuda esta istoria cominciou o governo era comunista com Prodi…

    • Vali  On agosto 29, 2011 at am:15 am

      Il tuo italiano è pessimo…

  • Luan Grisolia  On janeiro 30, 2009 at am:33 am

    Sou Brasileiro e bisneto de italianos. Vergonha é ver pessoas caindo no papo de uma mídia parcial sem ouvir o outro lado. Vergonha é a mídia nada falar sobre asilo político à ditadores que mutilaram e mataram tantas pessoas e caírem no lobe do governo italiano. Battisti é sim perseguido político e tem todo direito de viver livre no Brasil. Quando a França concedeu asilo a Battisti e a tantos outros ativistas italianos da década de 70 o governo Italiano não chiou tanto como faz agora com o Brasil. Alguns Italianos arrogantes acham que o Brasil é um paísinho de merda e não tem direito de exercer sua soberania. Todo este barulho do governo de direita e fascista italiano só prova que Battisti é sim perseguido político e o governo de seu país só quer sua cabeça para exibir e festejar a vitória da direita.

  • Stefano  On janeiro 29, 2009 at pm:41 pm

    Sou italiano. Estou esperando o meu visto de trabalho faz 1 ano. Que pena nao ter matado ninguem, talvez o meu visto teria saido mais rapido…

  • lucy  On janeiro 29, 2009 at pm:23 pm

    Simplismente uma vergonha para nois brasileiros…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: