Ulbra: CPI para desvendar crise


Atualizado leia aqui: Ulbra recupera Filantropia

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Paulo de Argollo Mendes ( na foto com Luciana genro), anunciou a proposta de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados sobre a crise da ULBRA.

O pedido, com apoio da Associação Brasileira de Usuários do SUS (Abrasus), foi feito à deputada federal gaúcha Luciana Genro (PSol), na sede da entidade, em Porto Alegre. Ela afirmou que deflagrará, em fevereiro, a busca de 175 assinaturas de parlamentares para levar o requerimento da instalação da CPI à presidência da Casa.

Reunião dia 16 do próximo mês, para a qual serão convidadas todas as entidades ligadas a categorias que atuam na ULBRA (Sinpro-RS, Sindisaúde, diretório acadêmico e Associação de Médicos Residentes do Estado) definirá o teor do requerimento que embasará a proposta. Argollo afirmou que somente uma CPI poderá traçar as razões da crise, indicar a responsabilidade dos gestores da universidade – uma das maiores do País e com atividades em diversos estados – e os danos para o ensino de mais de 140 mil alunos, à assistência em saúde a milhares de pacientes (SUS e do convênio do Ulbra Saúde) e a direitos de trabalhadores e prestadores de serviço, ante os recorrentes atrasos de pagamento e valores devidos desde outubro.

“A CPI ajudará na abertura da caixa-preta e no afastamento dos responsáveis, passos indispensáveis à sobrevivência da ULBRA”, defendeu Argollo. A deputada destacou que a importância da universidade para a comunidade – usuários dos hospitais e serviços e alunos – justifica uma ação mais contundente.

A deputada reforçou a necessidade de buscar fatos claros, que incluem a dívida fiscal avaliada em mais de R$ 2 bilhões, o desrespeito a direitos trabalhistas e dos pacientes de hospitais que não têm sido atendidos.

O SIMERS já pediu medidas dos Ministério Públicos Federal e Estadual e do governo estadual. Argollo ressaltou que há urgência em se tomar uma atitude. Os danos a pacientes atingem principalmente a área de traumato-ortopedia.

O Hospital Independência, pertencente à ULBRA, opera com metade da capacidade, e é o segundo em número de leitos do SUS no Estado, com 42 vagas (17% das vagas da Capital). A unidade realizava 300 cirurgias por mês.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Indignação  On abril 13, 2009 at pm:12 pm

    É um absurdo que trabalhadores fiquem sem receber seus salários e que ninguém se mobilize pra lutar contra isto.A universidade tem que se manifestar.

  • luciano  On abril 9, 2009 at am:55 am

    HHAHAHAHAHA, a Ulbra só fechando e mudando toda administração, enquanto o reitor tiver todos na sua gaveta e bolso, nada acontecerá com ele. Os cursos estão uma vergonha, os professores desistimulados a dar aula e materiais faltando na clínica odontologia. Gente, um vai parar nosssas mensalidades altas, no bolso do reitor e de seua apadrinhados. Desde quando uma pessoa analfabeta e pobre como ele virá um milionário do dia para noite.

  • Celiane  On abril 8, 2009 at am:01 am

    Bom, acho que precisamos esclarecer que a ULBRA e’ uma Instituicao desvinculada da Igreja Luterana do Brasil (IELB), apesar de ter esse nome e ter como mantenedora uma congregacao filiada ‘a IELB. Isso e’ um detalhe, a IELB nada tem a ver com a crise ou com as falcatruas encontradas nos corredores da ULBRA. Acredito que e’ extremamente necessario a criacao de uma CPI e a partir dai’, esclarecer definitivamente o que e quem esta’, e foi, beneficiado com o dinheiro da ULBRA. Concordo com os depoimentos que criticam a administracao, afinal, nao e’ possivel que uma Instituicao deste porte tenha um rombo tao grande como esse…
    Que Deus guie os governantes para que esse problema seja solucionado e os funcionarios mantenham seus empregos e seus salarios e isso so’ sera’ possivel com o reestabelecimento honesto e luterano – pois Lutero defendia a coerencia com a Biblia: o amor ao proximo pregado por Jesus – da ULBRA.

  • Anônimo  On março 11, 2009 at am:17 am

    Eu sei muito bem como é essa filosofia luterana da ulbra. Eles usam, as pessoas, sugam, fazem elas acharem que estão numa instituição de renome, por isso tem que trabalhar… ralar… finais de semana… fora de hora…e que um dia irão ser recompensadas… mas não é nada disso, quando a pessoa não é mais util, começam as perseguições… inventam historias…acabam com a dignidade das pessoas e por ai vai… isso pastores e suas dignissimas…pelo amor de deus, esses caras não tem noção nenhuma de administração…infelizmente estamos no Brasil, e com certeza os mais lezados continuarão sendo as pessoas de bem, funcionarios e professores que tentam fazer o seu trabalho, reitores, diretores vão sair tranquilos…duvido que eles deixem o poder, já compraram a justiçã!!

  • funcionário  On março 7, 2009 at pm:59 pm

    Pessoal chegou a hora de pararmos isso é para todas as unidades da ULBRA, vamos chamar a impressa e pedir ajuda ao Governo Federal, vamos movimentar uma AÇÃO POPULAR e tirar esse Reitor que se diz pastor e não ta nem ai para os principios Cristãos (amaras o teu proximo como a ti mesmo. Reitor RUBEN BECKER tenha dignidade e deixe o cargo ou então nós funcionários sofridos vamos tira-lo ainda esse mes(março/2009) reitor você esta pensando que é DEUS que manda e faz acontecer, lembre-se reitor não és o dono do mundo e sim apenas uma criatura que ainda tem melhorar e muito para se tornar um filho de DEUS.
    Sai por iniciativa propria ou vai sair como o ex-presidente Fernando Collor de Melo (lembra:envergonhado)
    Isso não é uma ameaça mas sim uma promessa.
    Assinado. Funcionário

  • funcionarios burros  On março 5, 2009 at pm:56 pm

    sem salarios e o acordo não cumprido espero que os burros “professores” parem agora

  • Os falsos Pregadores  On março 2, 2009 at pm:51 pm

    Vejo que muitos comentários sobre a crise da Ulbra são de extrema importancia neste momento.Pois aqueles que falam que o crescimento da Ulbra foi por merito do Reitor estão totalmente enganado pois olham pelo lado de fora do problema.Pois neste onze anos que a receita federal esta cobrando , foi sonegado milhares de reais que deveriam servir aos Brasileiros ,mas no entanto foram para nas contas do Reitor e seus asseclas. Por conta das manobras contábeis, o CNAS cassou e não renovou registros de entidades que não comprovaram os 20% de gratuidade em educação pois na Ulbra não fornece gratuidade para este percentual. Algumas instituições chegam a incluir como ação de assistência social a cessão do espaço físico da faculdade para uma prefeitura, qualificação do corpo docente, desconto concedido para irmão de aluno matriculado na escola e cursos de capacitação de pessoal. Estas maracutaias vem enriquecendo os os maus gestores como acontece com a Ulbra hoje.A solução para o problema da Ulbra , com certeza pois é necessário e “URGENTE UMA INTERVENÇÃO”que afaste toda a administração, realizem uma auditoria para verifiacar tudo desde a compra de um mprego superfaturado até a compra das mercedez.Pois desta forma termos uma Universidade Federal em Canoas.Todos sabem que o Reitor é pastor Luterano ,
    Nunca medindo palavras, Lutero falou duramente dos pregadores infiéis:
    Esses são os pregadores preguiçosos e inúteis que não dizem aos príncipes e senhores seus pecados. Em alguns casos, nem notam os pecados. Eles deitam e roncam em seu ofício, e não fazem nada que pertença ao mesmo, exceto que, como porcos, ocupam o lugar onde bons pregadores deveriam estar.

  • ??????  On março 2, 2009 at pm:31 pm

    Trabalho(ava) no rx da ulbra. Sou cooperativada. Presto serviço p/Imagem Serviço de Radiologia Clínica Ltda; que presta serviço para a Ulbra. Sendo cooperativada, não tenho carteira assinada, não tenho férias, não recebo 13°. Até aí, dava pra aguentar, enquanto recebia, pelo menos as horas trabalhadas. Só que agora, nem isso recebo mais. Meus colegas e eu estamos desesperados, pois estamos com o nome no SPC e SERASA; cartão de crédito bloqueado, pagamos juros sobre juros nos bancos. Não sabemos mais o que fazer!
    Quando perguntamos sobre o nosso salário( de novembro ), nos dizem que a ulbra não pagou a imagem ainda. Acontece que, os funcionários da Imagem, que têm carteira assinada, estão com os salários em dia, inclusive o 13°; como pode uma coisa dessas??????
    POR FAVOR, ALGUÉM NOS AJUDE. FAÇA ALGUMA COISA POR NÓS!!!

  • Coisa séria  On fevereiro 27, 2009 at am:42 am

    Galera a coisa é séria.. tem gente passando fome já.. e ve se o Reitor ta preocupado com isso.. espero que a justiça seja feita,, do jeito q as coisas estão nao esta dando mais.. Socorrooooo alguém olhe por nós..

  • Ex-funcionária  On fevereiro 25, 2009 at pm:36 pm

    Que vergonha…..será que direitos humanos é para marginais?! Gostaria que os ‘direitos humanos” voltassem a atenção para os funcionários da ULbra ….. é GERAL gente todos os funcionários sofrem com esta instituição!! E outra verganha a diretora e seus capangas ficaram ainda na ULbra tramandaí??? Pede pra sair dr. e enfermeira coordenadora, farmaceutica e funcionária asclerosa do DP!!!! Já era pra vocês …. o que mais me motiva é saber que vcês estão pior do que eram…….cada vez mais podres com suas arrogâncias…..

  • pai de uma futura aluna  On fevereiro 21, 2009 at pm:09 pm

    Tenho uma filha que esta fazendo vestibular na ulbra torres (Odonto)…farei um enorme sacrificio para bancar o curso e gostaria de saber…(por favor!…se alguem puder me responder)
    Oq podera acontecer com cursos e elunos que estao entrando agora, em meio esta crise? Estes futuros alunos, futuros, conseguirao concluir o curso…imaginando que o pior aconteça???

  • um conveniado  On fevereiro 17, 2009 at am:47 am

    E oque efeito dos valores que e todo mes descontado dos conveniados?so do meu salario e descontado 150.00 .nao epossivel!!! e quantos outros e descontado ate mais.por favor me esplique isso. a crise so existe para quem depende deles (funcionarios e conveniados).

  • funcionarios burros  On fevereiro 13, 2009 at pm:15 pm

    tem que procurar outra coisa pra faze e deixa que os luteranos vendam suas almas para o PT para sair da crise quem diria a igreja pedir dinheiro para os vermelhos (comunistas) comedores de criança vao vender a alma pro diabo rsrsrsrsrs bem feito

  • Esperança  On fevereiro 13, 2009 at pm:20 pm

    Sabe o q eu mais estranho?! Q todos os funcionários e a comunidade de Canoas está preocupada com a ULBRA, menos quem administra rsrs… claro, pq o deles está garantido SEMPRE!!!! Jura q o salário deles atrasa hauhauhau…
    Pergunta para algum funcionário se alguma vez eles apresentaram alguma estratégia para modificar planos de administração????!!!!!!
    Eles não se preocupam, claro. Vão mexer no q tá bom p/ bolso deles hauhauhau…..

  • Esperança  On fevereiro 13, 2009 at pm:02 pm

    Só sei dizer uma coisa: enquanto mantiverem o Sr Villa, a Sra Salete e todos acima deles na administração do hospital, não adianta ganhar filantropia. Pq cada dinheirinho q entra será desviado. Tbem não adianta perdão de dívidas sem tirá-los da administração. Pq será em vão, daqui de anos, darão-se conta q terão bilhões de dívidas e não saberão de onde veio rsrsrs… e lá estarão eles com seus bolsos cheios e rindo da cara dos idiotas, q assim q nem eu, acredito na ULBRA.

  • Maiquel Hellwig  On fevereiro 11, 2009 at am:51 am

    Quase todas as colocações e comentários são muito plausíveis devido a atual situação da nossa universidade. Todos sabemos que há responsáveis por esta crise, e que eles não devem sair impunes desta situação. apoio totalmente a abertura de uma CPI que realmente apure os fatos e coloque as claras quem, porque, e como colocou a ulbra nesta situação. Creio que esta seja a hora de darmos o nosso apoi a esta instituição, especialmente ajudando se possivel na reestruturação que será necessária para a volta a normalidade de todos os serviços da instituição.
    Que Deus nos Ajude nesta missão.

  • Anônimo  On fevereiro 10, 2009 at am:17 am

    Sem trocar a a dministração, vai continuar do mesmo jeito, vão continuar saqueando a propria instituição que criaram. a igreja nada tem a ver com a Ulbra, eles apenas se escondem atras dela para ter os beneficios, na verdade a ulbra é uma empresa que tem donos…

  • Anônimo  On fevereiro 9, 2009 at pm:19 pm

    Irresponsável você aí em cima.

  • funcionarios burros  On fevereiro 9, 2009 at pm:38 pm

    esses ai de cima devem ta fumando algo nao podem ta certo rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs se alguem salvar a ulbra vai ser o PT ninguem mais pode salvar o reitor e sua trupe tao com a cabeça a premio imagina o que vao ter que dar depois pro PT rsrsrsrsrsrsrsr os luteranos vao vender a alma pro diabo rsrsrsrs

  • Anônimo  On fevereiro 8, 2009 at pm:20 pm

    Reestruturar e tomar o rumo certo, só trocando a administração.

  • Ulbra Tramandaí  On fevereiro 7, 2009 at pm:30 pm

    Caro funcionário, acho que não é só a saúde que está falindo a Ulbra.
    Pra quê time de futebol? Rádio? TV ?
    Acho que a saúde dá menos prejuíso que os citados acima!
    Vamos é acreditar que tudo vai melhorar e todos continuam com suas funções!
    Acredito na reestruturação da Ulbra!

  • Naação Luiz da Silva  On fevereiro 6, 2009 at pm:44 pm

    Torço para que tudo se esclareça…
    Que tudo, muito breve, se torne apenas lembranças ruins…
    Acreditando em melhores dias…. com coda profissional, entidade, instituição, empresa… ect, receba o que lhe é devido.
    E ainda, cabendo culpa a quem quer que seja, por meio das autoridades competentes, os mesmos paguem em conformidade com a lei.
    Deus abençoe a todos!
    Rev. Naação Luiz da Silva (est-icsp 2000 / ielb 738).
    Toledo, Pr.

  • A Justiça está chegando...  On fevereiro 6, 2009 at am:15 am

    Yessssss… Recuperamos a filantropia, gente

    – Todos nós que acreditamos e mantivemos nossos esforços para a peteca não cair

    – Todos nós que não hesitamos em colaborar e, ainda que com muito esforço e sacrifício, fizemos a nossa ULBRA manter-se firme e forte nestes momentos difíceis

    Tá aí o resultado que esperávamos chegando: justiça.

    Vamos nos manter unidos e contrapor esta onda difamante e sem honra de pessoas que se escondem atrás do anonimato para falar mal do próprio emprego.

    Fecho contigo, M. O. os S.

    Estou contigo ULBRA

  • M. O. dos S.  On fevereiro 5, 2009 at pm:27 pm

    Sou funcionária e torço muito para que a ULBRA volte a se recuperar. Sempre fomos acolhidos por ela. Todos nós temos nossos filhos estudando nela, um Plano de saúde que nos dá o melhor atendimento, nossos hospitais que atendem a uma população carente que nem o Hospital das Clínicas quer atender e isso que são totalmente financiados pelo Governo! Graças à Deus voltou a Filantropia e merecidamente pelo número de alunos bolsistas que a ULBRA atende e forma a cada ano. Eu e meus colegas estamos unidos, fazendo a nossa parte e respeitando sempre a Universidade pelo respeito que ela sempre teve com a gente.

  • Vinicius  On fevereiro 4, 2009 at pm:05 pm

    Tudo muito interessante o que todos falam, mas alguém viu alguma notícia onde a “administração” da ULBRA fala de algum plano para regularização da situação? Ou pelo menos explique o que está realmente acontecendo? Será que realmente o problema foi a perda da filantropia, ou a má administração dos milhões de reais mensais de receita? Onde está a assessoria de comunicação nesta hora? Nada a falar???

  • Otimista  On fevereiro 4, 2009 at am:32 am

    Força ULBRA, você vai conseguir.

  • maria  On fevereiro 3, 2009 at pm:41 pm

    É uma vergonha o que fazem com os funcionários da ulbra, estamos a 2 meses sem receber, elevadores de serviços quebrados, chefes que fazem terrismo com os funcionários. Temos que nos unir, caso contrario todos sairão perdendo, não podemos aceitar esta situações, aquilo está funcionando somente porque estamos trabalhando de graça;

  • funcionário  On fevereiro 1, 2009 at pm:24 pm

    Até quando vai se falar em crise Ulbra e lembrar somente da saúde, chega quem sustenta a Ulbra não é a área da saúde e sim a área de educação, nos funcionários administrativo não podemos mais ficar sem receber nossos salários. Senhores dirigentes Reitor e vice tomem uma atitude e fechem a saúde que só deu prejuízo até hoje, primeiro afundou a Ulbra com gastos para equipar hospitais agora leva todos os recursos até mesmo o de pagar os nossos salários da educação.
    Senhores governantes parem de falar em CPI e assumam a área de saúde que é obrigação do município, estado e governo federal.Se as aulas parerem ai que não existir recursos para manter a saúde.

  • Professora Apoia a ULBRA  On janeiro 30, 2009 at pm:00 pm

    A ULBRA tem meu apoio incondicional. A própria notícia diz que o Hospital Independência, mantido pela ULBRA, é o segundo em leitos do SUS na Capital. Pergunta se a nobre deputada que agora quer aparecer foi alguma vez oferecer apoio pra custear uma sequer das 300 cirurgias por mês. É impressionante como sempre aparece urubu nas horas ruins e de crise. Cai fora, Urubu… A NOSSA ULBRA VAI SAIR DESSA!

    O João, que se diz “funcionário coagido”, parece que não sabe que aquela que ele chama de a “ATUAL” administração é a de sempre. A mesma pessoa que construiu a ULBRA, a partir de uma escolinha de 103 alunos, continua à frente da Instituição.

    Quanto ao Villagran, cruzes. Esse aí não serve como parâmetro. Não meça a ULBRA a partir da administração do HU.

    FORÇA, ULBRA. MUITOS DE NÓS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS, ESTAMOS JUNTOS E FORTES NESTE MOMENTO DIFÍCIL.

  • Consuelo  On janeiro 30, 2009 at am:44 am

    Olha concordo com tudo que estão falando que não é hora de se fazer ou politicagem ou aproveitar para aparecer. Mas a Ulbra também precisa pagar seus funcionários, professores, médicos, todos. Afinal, todos trabalham porque precisam e as contas estão vencendo, com juros altos e quando a Ulbra resolver pagar, não pagará com juros. E aí, quem banca esse prejuizo? Além de estudar lá, meu marido tb dá aulas na Ulbra, em Manaus. A questão é: isso tem que se resolver e logo!!

  • MICHELE  On janeiro 29, 2009 at pm:24 pm

    Gostaria de elogiar a coragem do funcionário acima e reforçar que realmente tudo que foi escrito é a mais pura verdade. Eu estive internada no hospital da ULBRA em Canoas na segunda quinzena de dezembro e passei por vários constrangimentos como cliente, pagadora assídua do plano de saúde. Pude ouvir e ver o sofrimento dos profissionais trabalhando sem receber e sem poder se manifestar às vesperas de Natal e Ano Novo.
    Passei pela experiência de precisar de uma tomografia de urgência no feriado de Natal e não conseguir realizar por falta de médico na instituição, sendo que não haviam chefias que respondessem, pois estavam de feriadão e eu doente, necessitando de atendimento não pude recebê-lo. Não havia papel higiênico, papel toalha, água quente nos chuveiros, entre outras faltas. Onde está o nosso dinheiro?

  • joão( funcionario coagido)  On janeiro 29, 2009 at pm:19 pm

    Todos sabemos das qualidades que ¨tinham a ulbra ¨mas com a atual administração que não respeita seus funcionários, fornecedores e tão pouco seus clientes como alunos e usuarios de seu plano de saude, me parece hipocrisia vir a publico defender a instituição.Os funcionários não receberam o salário de dezembro, segunda parcela do décimo e só tiram férias se assinarem um documento que abrem mão do dinheiro, e os que estão sendo demitidos não estão recebendo nada, nem o FGTS que já devia ter sido depositado a 3 anos antes da famosa crise. Todos sofrem assédio moral , ameaças e tem que suportar as piadinhas do Sr. Vilagram dizendo: ¨se não estão satisfeitos boto todo mundo na rua e vão na justiça cobrar seus famosos DEREITOS que irão ter que esperar uns cinco anos, se receberem.¨Semana passada um fornecedor foi cobra-lo e o mesmo disse mostrando uma pilha de contas em sua mesa, ¨ta vendo todo este pessoal aqui quer receber, para mim isto aqui é só papel se tu cortar o fornecimento de serviço dos teus funcionários tu não vai receber os teus valores atrasados e ainda vamos te botar na justiça ¨. Na minha opinião uma entidade que tem esta postura não merece a defesa de pessoas de bem e sim uma forte reestruturação na sua administração.

  • Sinara S. - vestibulanda Farmácia  On janeiro 28, 2009 at pm:06 pm

    Tenho muitos amigos e primos que se formaram pela ULBRA e que hoje ocupam excelentes cargos. Quando tomei a decisão de fazer o vestibular quase que a crise atual me fez ir para outra universidade. Mas não e não. Não me imagino em outro lugar para me qualificar e, se Deus quiser, vou também me formar pela ULBRA e ser reconhecida como os meus amigos. Torço muito para que tudo isso passe logo porque não me imagino mesmo não ser aluna da ULBRA.

  • elias  On janeiro 28, 2009 at pm:59 pm

    Tomara, como diz José, as pessoas não fiquem agora “usando” da “entidade alheia” para se beneficiar. “Aparecer” é bom. Ajudar é que a questão e é o que mais se precisa neste momento…Por favor, palavreado nesta hora não…nos poupem de politicagem…vão se preocupar de verdade com a saúde, com a educação, com os trabalhadores,…vão interceder junto aos Minsitérios para que parem de complicar ainda mais a ULBRA com bloqueios e mais bloqueios..os caras vão pagar como se “solapeaim” tudo o que entra??!!???? milagre??? A ULBRA não precisa de milagre. A ULBRA é grande, forte, reconhecida!! Mas com tanta inveja e urubu em cima quem sobrevive????

  • José  On janeiro 28, 2009 at pm:36 pm

    É brincadeira… até hoje ninguém se manisfestou para ajudar a Ulbra a se manter na área da saúde…ninguém dava a mínima… parecia que era obrigação da Ulbra em manter tudo funcionando.
    Na primeira oportunidade todo mundo quer dar pitaco e o pior, para denegrir a imagem de uma Instituição que é pioneira no País em oferecer educação, saúde e esporte não só para o RS mas também para vários Estados do Brasil.
    Vamos criar vergonha na cara e respeitar essa Instituição que tanto já fez por nosso povo e por nosso País.
    Não é hora pra “dor de cotovelo”.. .Todo mundo se aproveitando da situação para aparecer na foto: deputada (que nunca deu a mínima), presidente de sindicato (raça que deveria ser extinta desse País) e por aí vai…
    Mas, como sempre o tempo é o melhor remédio pra tudo e, com certeza, a NOSSA ULBRA superará tudo isso !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: