Morreu na noite de sábado, no Hospital Síriolibanês, em São Paulo, a ex-modelo gaúcha Lucía Moreira Salles, a viúva do banqueiro Walter Moreira Salles, fundador do Unibanco.
O enterro está marcado para as 11h desta segunda-feira no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre.
Lucia padecia de um câncer no intestino e nos ovários e estava já há mais de um mês hospitalizada incógnita, registrada no hospital com nome fictício, receando qualquer repercussão de seu problema de saúde. Apenas alguns amigos muito próximos sabiam de seu estado de saúde. Ela também evitou as visitas, segundo contam amigos antigos que, sem sucesso, tentaram vê-la em seus últimos momentos. O enteado Pedro e Mariza Moreira Salles, porém, estiveram no hospital esta semana.
Vaidosa, mantinha em sigilo a idade.
Lucía Curia, como era conhecida antes de se casar com o empresário Walther Moreira Salles , foi uma top model de presença cativa no universo da alta-costura. Estreou nas passarelas em 1957 e, em pouco tempo, mudou-se para São Paulo.
Nos anos 1960, percorreu as passarelas do mundo, a convite de grandes costureiros europeus. Foi musa de Valentino e braço direito de mademoiselle Coco Chanel, de quem se tornou top model e com quem trabalhou por mais de três anos.
Lucia era chamada de “Lutia”, transformando-se o C em T, conforme a pronúncia italiana. Quando achava que sua carreira de modelo já havia terminado, ela iniciou a viagem de volta ao Brasil, passando antes por Paris, onde sua amiga Vera Barreto Leite a apresentou a Chanel, que, encantada com sua classe e com suas medidas, fez dela modelo exclusiva da maison, realizando as provas dos vestidos do atelier. Lucia tornou-se grande amiga e secretária de Chanel.
Nos últimos anos, depois da morte do marido, vivia em Nova York. Voltou ao Brasil há cerca de dois meses, mas mantinha um apartamento em Nova York, onde costumava passar mais tempo até do que na cobertura da Avenida Atlântica, no Edifício Golden State, posteriormente rebatizado de Edifício Presidente Tancredo Neves, antigo morador o prédio.
Dona de casa sofisticada e caprichosa, ela mantinha um florista trocando, regularmente as flores da decoração de sua casa, que deviam estar sempre frescas e viçosas. O corpo dela será velado na Capela D do Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre.
ZH/JB
Comentários
Minha dinda amada!!
Amava crianças!!
😍😍😍😍😍😍😍
Lucia, luz, anjo!
Agora tu já podes voar…
Com amor de Vera.
Amiga querida que conheci em Roma na primavera de 1964.Só soube agora da sua morte.Roma num fa l ástupida stacera…………saudades.
Tia Lu, querida como poucos, pessoa especial que reunia predicados raros, dona de uma beleza inigualável, principalmente interior. Foi um privilégio ter te conhecido e convivido.
Paz e um lindo paraíso…
Para sempre em nossas doces lembranças!
Com amor. Vera
Participei do filme de lançamento do Voo Inaugural RJ-NY Varig com a Lucia. A filmagem foi em Porto Alegre, dirigida pelo Boni (em início de carreira), eu representava a filha dela e na porta do avião estendia o polegar em frente e dizia: “Varig, a pioneira!”.Infelizmente nunca consegui ver esse filme pois passou em cinemas, e até hoje, nem na internet localizei-o. Tenho apenas uma foto que deveria ser utilizada na propaganda de revistas.
NaraBeatriz
Uma pena não ter assistido ao filme, deveria procurar os arquivos da globo ou globosat.
tive o grande prazer de conhecer Lucia na decada de 70,foi um prazer enorme te podido dividir algum tempo com esta maravilhosa mulher inesquecivel ela é e sempre será indescritivel
Conheci esta mulher maravilhosa no início de sua carreira.
Amiga de infância de suas sobrinhas, algumas vezes tive oportunidade de
encontrá-la.
Que Deus esteja do teu lado para todo o sempre.
Tânia
Lucia querida: For all of us who knew and loved you, while we are now bound together by great sorrow and mourning for you, we were all so fortunate to have known you, such a beautiful, compassionate, joyful, and giving person.
Know that you will always be with us – you will be missed and remembered with love.
Your friend, Rebecca
Querida tia Lúcia, gostaria muito de ter a conhecido. Todos dizem que era maravilhosa !!!
Que DEUS a ilumine em sua jornada..
Vivi Curia
nosso sobrenome sempre esteve em destaque e muito bem orquestrado pela nossa mais celebre representante, ela deixa o eco de suas virtudes e infelizmente saudades
Lucía , voce nós fará muita falta ,o que nos conforta foi sua presença iluminada , uma mulher especial , linda e marcante.
Voce passou por nossas vidas deixando o que há de mais belo em nossos corações.
Com muito amor para todo o sempre,
Marilia Curia,Silvio,Alexandre e Marcela.
oi marilia quem tá escrevendo é teu amigo ivinho, porto alegre, rua barbedo irmão da cinthia, entra em contato, meus pesames pelo falecimento da tia e um grande beijo para todos ai!!!
Atlantica. Poucos nos vimos depois mas a amizade permaneceu. Tatata Pimentel. RBS-TVcom-Globo.
Perdi o meu ídolo, a mulher charme,a mulher maravilhosa.
Era uma mulher como poucas, aprendi a amar a moda e ver o que era
elegância.
Lucia curia ,que saudades vamos ter , mas voce sempre vai ficar em minha memória e no coração.
Com carinho enorme de sua sobrinha.
Marilene
Trackbacks
[…] Leia mais deste post no blog de origem: Clique aqui e prestigie o autor […]