Cinema: Ícone dos anos 70 recebe homenagem


O ator americano Joe Dallesandro, que foi estrela de vários filmes de Andy Warhol, vai receber o Teddy Award especial, troféu destinado à filmes gays que fazer parte da competição paralela, em fevereiro, do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Elevado à condição de ícone sexual de toda uma geração, nos anos 70, pelo cineasta e artista americano Andy Warhol, Dallesandro, atualmente com 60 anos, era, em sua época, “o homem mais bonito de sua geração, e sabia de seu poder de atração erótica para ser transformado conscientimente em objeto de

desejo”, declarou Wieland Speck, diretor da mostra Panorama do Berlinale e membro do júri do Teddy Awards.

O início de sua carreira foi como modelo de fotos eróticas, nos anos 60, em que aparecia muito jovem e totalmente nu, como aparece no clássico Beef Cake, de Thom Fitzgerald, sobre os primórdios da fotografia de corpos masculinos musculosos, e em pequenos filmes pornôs.

A interpretação de Dallesandro nos filmes de Andy Warhol, Paul Morrissey e em Je t’aime moi non plus, de Serge Gainsbourg, de 1975, o transformaram numa lenda do cinema mundial. “Ele é um ator extraordinário que deu uma nova imagem da sexualidade masculina no cinema”, diz o diretor John Waters, fã confesso do ator.Joe na


Dallesandro ficou conhecido mundialmente depois de uma fotografia de
Andy Warhol, que mostrava seu “baixo ventre”  numa calça jeans, que foi capa do disco Sticky Fingers, dos Rolling Stones (foto). No cinema, era um astro alternativo, que ficava completamente nu, durante quase duas horas, no filme Flesh, de Warhol, que o lançou em 1968, fazendo os outros dois filmes da trilogia, Trash e Heat. Depois desses filmes experimentais, fez vários filmes de Paul Morrisey, como Drácula e Frankstein.


O ator em foto feita recentemente, aos 60 anos

O ator em foto feita recentemente, aos 60 anos

Joe Dallesdandro deverá ir a Berlim para receber seu prêmio, segundo um comunicado dos dos organizadores do Berlinale, que está marcado para acontecer entre os dias 5 a 15 de fevereiro.

Com Sylvia Miles, em Heat, e com Jane Forth, em Trash

Carlos Hee

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Trackbacks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: