Já acompanhando a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de cortar a taxa de juros em 1 ponto porcentual( 12,75% ao ano), anunciado nesta quarta-feira, os bancos apressaram a redução das taxas de juros para diversas modalidades de crédito, incluindo pessoas físicas, jurídicas e leasing de veículos.
Cinco grandes bancos de varejo – Unibanco, Itaú, Banco do Brasil e Santander – anunciaram ontem a redução nas principais taxas de financiamentos. No Bradesco, a taxa máxima cobrada do cheque especial para o varejo diminuiu de 8,64% para 4,56% ao mês e a do crédito pessoal caiu de 5,99% para 5,91%. As novas taxas entram em vigor hoje (22).
O Unibanco implementou uma redução padrão de 0,08 ponto percentual sobre as taxas mensais, para pessoa física e jurídica. Os novos valores têm validade a partir de segunda-feira.
No Itaú, para pessoas físicas, a taxa para o crédito automático cairá de 7,09% para 7,01% ao mês, enquanto a do cheque especial passará a ser de 8,95%, ante os 8,87% cobrados atualmente. A oferta de juros menores no Itaú também começa a vigorar na segunda-feira.
No BB, pessoas físicas passarão a pagar taxa máxima do cheque especial de 7,91%, em vez dos atuais 7,99%. O crédito às empresas também teve redução nas linhas de capital de giro e cheque especial, a partir de hoje. No Santander, a taxa do crédito pessoal será reduzida de 6,69% para 6,36% ao mês.